Sua Saúde Titulo
Hipoglicemia

Ocorre quando a taxa de glicose no sangue é menor do que a normal...

Leo Kahn
04/10/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


A hipoglicemia ocorre quando a taxa de glicose no sangue é menor do que a normal, ocasionando vários problemas ao organismo, principalmente o funcionamento do cérebro (neuroglicemia). 

O nível preciso de glicose considerado baixo o suficiente para definir hipoglicemia depende do método de medição, idade da pessoa e a presença ou falta de sintomas. O método mais difundido é considerar o nível abaixo de 70 mg/dl medido por método padrão de glicose-oxidase, usado em laboratórios, para finalidades clínicas. 

Os dados estatísticos de crianças e adultos saudáveis mostram que glicemias em jejum abaixo de 60 mg/dl ou acima de 100 mg/dl são encontradas em menos de 5% da população. Foram encontrados níveis abaixo de 60 mg/dl depois de jejum noturno em 10% dos recém-nascidos e crianças jovens. 

Muitos indivíduos saudáveis podem eventualmente ter níveis glicêmicos na faixa de hipoglicemia sem apresentar sintomas.

SINAIS E SINTOMAS
Podem ser divididos entre aqueles produzidos pelos hormônios (adrenalina e glucagon) ativados pela queda de glicose, e efeitos neuroglicopênicos produzidos pelo nível reduzido de glicose no cérebro reduzido.

Adrenérgicas: 
- Inquietação, ansiedade, nervosismo, tremor.
- Palpitações, taquicardia.
- Transpiração, sensação de calor.
- Palidez
- Pupilas dilatadas.

Glucagon:
- Fome, barriga roncando.
- Náusea, vômito, desconforto abdominal.

Neuroglicopênicas:
- Julgamento prejudicado.
- Ansiedade, depressão, mau-humor, choro, medo de morrer.
- Negativismo, irritabilidade, beligerância, raiva.
- Mudança de personalidade.
- Fadiga, fraqueza, apatia, letargia, sono.
- Confusão, amnésia, tontura, delírio.
- Visão turva ou dupla.
- Comportamento automático.
- Dificuldade de falar.
- Falta de coordenação.
- Déficit motor, paralisia, fraqueza muscular em um lado do corpo.
- Dor de cabeça.
- Estupor, coma, respiração anormal.
- Ataque apoplético.
Nem todas as manifestações acima ocorrem em todos os casos de hipoglicemia e não há ordem consistente para o aparecimento dos sintomas.Juntamente com os sintomas e a concentração sérica baixa de glicose, o médico endocrinologista confirma o diagnóstico. 

SAIBA MAIS:
- A causa mais freqüente é o álcool.
- Não fique em jejum por período prolongado.
- Cuidado com exercícios físicos e uso de hipoglicemiantes orais.
- Insulinoma, gastrectomia e cirurgia bariátrica podem ocasionar hipoglicemia.
- O açúcar sanguíneo pode subir ao valor normal em minutos consumindo de 10g a 20g de carboidrato. Essa quantidade está contida nos seguintes alimentos: 100-200 ml de suco de laranja, maçã ou uva, 120-150 ml de refrigerante comum não dietético, uma fatia de pão, quatro biscoitos do tipo cracker, uma porção de qualquer alimento derivado de amido, uma colher (sopa) de mel. 
- A reversão da hipoglicemia consiste em elevar a glicemia, descobrir o motivo causador da hipoglicemia e tomar as medidas necessárias para que ele não se repita.Em caso de sintomas acima procure seu médico.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;