Política Titulo
CNT/Sensus mostra disputa pelo 2° turno ainda mais embolada
Por Do Diário OnLine
09/09/2002 | 09:18
Compartilhar notícia


Pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta segunda-feira, a primeira realizada depois do debate entre os presidenciáveis promovido pela TV Record, mostra uma disputa ainda mais acirrada por um lugar ao lado de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno, já que o petista ampliou ainda mais a sua vantagem sobre os demais candidatos, de 34% para 37,7%.

Segundo o levantamento, o candidato da Frente Trabalhista, Ciro Gomes (PPS), caiu 7,2 pontos percentuais, de 25,5% para 18,3% das intenções de voto. Já o candidato do PSDB, José Serra, subiu de 14,7% para 17,1%. A diferença entre os dois candidatos diminuiu de 10,8 pontos verificados na pesquisa anterior para apenas 1,2 ponto.

Levando em conta a margem de erro de quase três pontos percentuais, agora o candidato do PSB, Anthony Garotinho, também aparece tecnicamente empatado com José Serra. Ele subiu de 10,4% para 13,3%. O número de votos em branco, nulos e abstenções caiu 0,9 ponto, indo de 14,4% para 13,5%.

A pesquisa foi realizada nos dias 5 e 6 de setembro, com duas mil pessoas em 195 municípios diferentes. Nas simulações de segundo turno, o candidato do PT venceria os demais presidenciáveis.

Em uma disputa com Ciro Gomes, Lula derrotaria o adversário com 49,2 % dos votos contra 38,1%. Contra Serra, a diferença seria ainda maior: o petista venceria por 50,2% a 38,2% do tucano. Num segundo turno disputado com Garotinho, a vitória de Lula seria de 51,5% a 33%.

Rejeição — Além de ser o único a cair na pesquisa, o candidato da Frente Trabalhista também foi o único a registrar aumento no índice de rejeição, que subiu de 31% para 39,9%. Mesmo assim, Garotinho é quem apresenta o maior percentual, de 46,1%.

Segundo CNT/Sensus, Serra tem rejeição de 40,1% dos brasileiros, enquanto o desempenho de Lula nesse aspecto caiu 2,2 pontos, para 34,9%. O petista, portanto, é quem apresenta o menor índice de rejeição.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;