Setecidades Titulo
São Bernardo mostra a nova vocação da Billings
Elaine Granconato
Do Diário do Grande ABC
01/06/2003 | 19:21
Compartilhar notícia


Dentro da Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura de São Bernardo mostrou neste domingo na prática que a "vida está voltando à Billings". Um passeio de barco no local, acompanhado de vôo de helicóptero, mostrou que após 78 anos de existência, a represa, considerada o maior reservatório de água da Região Metropolitana de São Paulo, dá sinais de recuperação da qualidade da água e da fauna existente.

"A redução da poluição no local foi de 90%, com o fim do bombeamento das águas do rio Pinheiros para a Billings", afirmou o secretário de Habitação e Meio Ambiente de São Bernardo, Osmar Mendonça, que domingo pela manhã acompanhou o passeio pela represa. Ele ressaltou ainda que a vocação da represa mudou. "A nova proposta é tratar a água para o consumo da população", disse.

O secretário apontou outras ações que foram desenvolvidas para a recuperação socioambiental das áreas degradadas. Entre elas, a recente entrega da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) do Jardim dos Pinheiros, a primeira em área de manancial. Agora, o esgoto de 3,5 mil pessoas do bairro está sendo tratado antes de ser despejado nas águas da Represa. "Com a estação, 360 mil litros de esgoto por dia passaram a ser tratados", disse Mendonça.

No entanto, os custos da ETE do Pinheirinho, como é conhecida, foram pagos pela própria população, dentro do TAC (Termo de Ajustamento de Conduta). A diretora do Departamento de Meio Ambiente de São Bernardo, Sônia Lima, também presente ao passeio, ressaltou ser uma ação de reparação pelo dano ambiental causado pelos próprios moradores.

O Jardim Canaã e o Parque Los Angeles serão os próximos bairros ecológicos de São Bernardo que serão beneficiadas com as obras de construção de uma ETE.

Manancial – Em São Bernardo, cerca de 150 mil pessoas residem em área de manancial. Segundo o secretário, desde 1998, a Prefeitura impede a instalação de novos loteamentos na beira da Billings. Também não é permitido o adensamento das áreas já ocupadas, ou novas construções em terrenos vazios. "A própria população agora está mais envolvida na recuperação da represa. A mentalidade mudou", afirmou.

Prova que a represa ressurge para a vida, recentemente foi realizada a 1ªSemana de Vela na Billings, depois de uma pausa de apenas 25 anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;