Setecidades Titulo
Entidade de S.Bernardo faz trabalho social por meio do lixo
Por Sucena Shkrada Resk
Do Diário do Grande ABC
02/12/2004 | 09:30
Compartilhar notícia


Um verdadeiro trabalho de formiguinha marca os dez anos do posto de coleta seletiva do Centro Comunitário Beneficente e Cultural Nossa Senhora Aparecida. A entidade, localizada no bairro Paulicéia, em São Bernardo, chegou a um resultado surpreendente: o recolhimento e separação mensal de 8 toneladas de lixo reciclável. O trabalho da entidade recebe nesta quinta menção honrosa do Cempre (Compromisso Empresarial para Reciclagem), que recebeu inscrições de projetos de todo o país.

Para conseguir a colaboração da comunidade, a entidade não recorreu a nenhum processo mirabolante. Por meio de folhetos das missas da paróquia, do processo boca-a-boca e do esforço de pessoas carentes atendidas pela entidade o trabalho ganhou reconhecimento. Os principais responsáveis por essa façanha são quatro migrantes nordestinos anônimos, que vestiram a camisa da educação ambiental e se tornaram funcionários da instituição.

O líder do grupo, o pernambucano Severino Paulino dos Santos, 47 anos, afirma que o mais gratificante em seu trabalho é poder ser responsável no reaproveitamento do lixo das ruas. “Para mim e para os meus companheiros, o mais importante, além do retorno financeiro, é ensinar às crianças e aos jovens que o lixo não é lixo e que pode ser pelo menos 80% reaproveitado.”

O trabalho realizado por Santos e mais três colegas no Centro Comunitário Nossa Senhora Aparecida ganhou projeção nacional. O programa de coleta seletiva do grupo vai receber nesta quinta menção honrosa entre os nove finalistas da região Sudeste que disputaram o primeiro lugar da 2ªedição do Prêmio Cempre.

Histórico - O Centro Comunitário foi inaugurado em 1991 e está ligado à Paróquia Nossa Senhora Aparecida, da Vila Paulicéia. Além da atuação ambiental, a instituição mantém um trabalho assistencial com 70 famílias carentes e 120 crianças residentes em favelas de Diadema. Esse trabalho é realizado em parceria com a base comunitária da Polícia Militar, a Universidade Metodista de São Paulo e o Frigorífico Marba.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;