Política Titulo
Conselho de Saúde vira caso de Justiça
Elaine Granconato
Do Diário do Grande ABC
27/04/2009 | 07:02
Compartilhar notícia


O polêmico caso do Conselho Popular de Saúde de Diadema agora foi parar nas mãos da Justiça. Acusado de ser conduzido com viés partidário a favor da administração petista, o órgão expulsou a ex-conselheira Irene Feitosa Alves Souza, após reunião extraordinária realizada no dia 28 de março, no anfiteatro do Paço.

Por outro lado, os conselheiros votaram a favor da permanência de Jaudemo Cesário da Silva, tesoureiro titular. Ambos estavam afastados pela mesa-diretora do conselho desde novembro de 2008, após terem concedido entrevista ao Diário na qual se posicionaram contrários à venda de área verde municipal no Parque Sete de Setembro.

Irene foi candidata a vereadora pelo PSB, partido de oposição ao PT nas eleições municipais. Jaudemo também participou da campanha em prol do deputado estadual José Augusto da Silva Ramos (PSDB).

Na ocasião, os dois conselheiros alegaram "retaliação e perseguição política". O Conselho Popular de Saúde foi criado em 1992. A Prefeitura informou que o "órgão tem o objetivo de representar os interesses da população... Os conselheiros são eleitos pela população".

Mesmo com o regimento interno do órgão prevendo defesa do conselheiro afastado em reunião extraordinária, desde o início, os integrantes do conselho negaram o direito a Irene.

Motivo que levou a ex-conselheira a impetrar mandado de segurança, com pedido de liminar, no Fórum de Diadema.

O juiz da Vara da Fazenda Pública Helmer Augusto Toqueton Amaral, indeferiu a liminar. No entanto, requisitou que a diretoria do conselho preste informações e junte a ata da reunião extraordinária. Até sexta-feira, o processo aguardava parecer do Ministério Público.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;