Política Titulo
Data da posse de Lula deve ser mantida no dia 1º de janeiro
Por Do Diário OnLine
19/11/2002 | 17:48
Compartilhar notícia


A data da posse do novo presidente e dos governadores deverá ser mantida no dia 1º de janeiro. O presidente do Senado, Ramez Tebet (PMDB-MS), deu prazo até quarta-feira para os deputados chegarem a uma acordo sobre o tema, mas ele está distante.

Os petistas querem que a data seja mudada para 6 de janeiro, permitindo que mais líderes estrangeiros participem da cerimônia de posse de Luiz Inácio Lula da Silva em Brasília. Os tucanos e Fernando Henrique Cardoso são contra, pois acreditam que a mudança do tempo de mandato do atual presidente seria um precedente perigoso para a democracia brasileira.

O coordenador da equipe de transição de Lula, Antonio Palocci, defendia a alteração da data, mas acredita que “está muito tarde para mudar”. Nesta terça, ele afirmou que “a posse tem que ser no dia em que está marcada”.

O presidente do PT, deputado federal José Dirceu (SP), ressaltou que esta é uma “questão secundária”. Ele disse que o partido não vê problema nenhum se a posse for mantida no dia 1º, mas explicou que a data é “visivelmente inconveniente”.

O líder do partido na Câmara, João Paulo Cunha (PT-SP), diz que ainda é possível chegar a um acordo que possibilite a mudança. O líder do PPS, deputado João Hermann, pensa o mesmo. Ele declarou que na Câmara, “só não há tempo para a morte”.

Mudando ou não a data da posse, o PT já prepara festas para marcar o dia. O publicitário Duda Mendonça quer realizar celebrações populares em diversas capitais brasileiras, além da que será feita em Brasília.

Segundo o partido, a festa popular deve contar com shows da dupla sertaneja Zezé di Camargo e Luciano e do grupo Skank, que participaram da campanha Lula Presidente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;