Internacional Titulo
Bomba explode em frente à residência de premiê no Chipre
Por Da AFP
19/02/2004 | 08:40
Compartilhar notícia


Uma bomba de fabricação caseira explodiu na noite de quarta-feira em frente à residência do primeiro-ministro turco-chipriota, Mehmet Ali Talat, no norte do Chipre. A explosão ocorreu algumas horas antes do início das negociações sobre a reunificação da ilha.

A explosão causou danos, mas nenhuma vítima. A bomba colocada nas imediações da casa de Talat, em Kyrenia, explodiu com grande barulho, danificando a porta e quebrando as vidraças da residência e das casas dos arredores.

Talat, um pro-europeu declarado, partidário da reunificação da ilha, é primeiro-ministro desde janeiro. Os dirigentes chipriotas, gregos e turcos iniciaram nesta quinta-feira, em Nicósia, uma nova série de negociações sobre o futuro de seu país.

As negociações são consideradas como a última possibilidade de conseguir que uma ilha reunificada entre na União Européia no dia 1º de maio, segundo um alto funcionário da Organização das Nações Unidas (ONU).

O presidente greco-chipriota, Tassos Papadopulos, e o dirigente turco-chipriota Rauf Denktash se reuniram nesta manhã em um edifício do aeroporto abandonado de Nicósia, em uma área tampão controlada pela ONU que separa as duas partes da capital.

Estas negociações se baseiam no plano apresentado pelo secretário-geral da ONU, Kofi Annan, no final de 2002, que prevê uma confederação chipriota no modelo suíço.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;