Palavra do Leitor Titulo
Nobel para o euro; já para o Mercosul...

Dia 12, a Academia Sueca anunciou o Prêmio Nobel da Paz à União Européia...

Por Dgabc
07/11/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Artigo

Dia 12, a Academia Sueca anunciou o Prêmio Nobel da Paz à União Européia por ‘mais de seis décadas de contribuição para o avanço da paz e da reconciliação, da democracia e dos direitos humanos na Europa'. O anúncio vem no momento da maior crise que o bloco atravessa. Criado em 1951, após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o bloco evoluiu para o tratado de Maastricht até o ápice do lançamento da moeda única em 2000, e hoje conta com 27 países integrantes.

A crise atual é fruto da irresponsabilidade fiscal de alguns países, como ocorrido na Grécia, que ocultou dados de seu endividamento e deficit público, que estavam completamente fora dos padrões da União Européia.

Grécia e Espanha também estão na lanterna na geração de emprego; Portugal cortou gastos públicos profundamente como, por exemplo, extinguir seu Ministério da Cultura. Mas, apesar de toda a crise, a União Européia tem atuado algumas vezes com lentidão - deve-se destacar.

Por outro lado, o Mercosul, não seria digno de Nobel nenhum, pois nos últimos meses temos visto inúmeros atos protecionistas tanto do Brasil quanto da Argentina, o que tem dificultado a vida dos empresários. E isso não é de hoje! A Argentina vem há muito tempo exigindo contrapartidas a importações de produtos brasileiros, e a novidade, agora, é que o governo Dilma também tem a mesma postura.

Além do lado econômico, neste ano tivemos a entrada da Venezuela no Mercosul, após a deposição do presidente paraguaio Fernando Lugo pelo Congresso daquele país. Com relação a uma união monetária, o Mercosul está muito longe disso. Por outro lado, o presidente da Comissão Européia até propôs maior integração federativa na esfera política, algo completamente impossível para o Mercosul.

Apesar de estar em crise e de todos os problemas, institucionalmente e até funcionalmente a União Européia é muito mais forte que o Mercosul. Tenho certeza de que se o bloco da América do Sul estivesse atravessando a mesma crise que o da Europa já teria sido extinto. Tenho convicção de que os europeus sairão dessa crise mais fortes do que entraram e, com certeza, passarão por muita dor e tristeza, mas o continente já atravessou por grandes trevas e esta será superada com criatividade, empreendedorismo, paz e união.

Roberto Saraiva Romera é economista e especialista em administração.

Palavra do Leitor

Frota de motos

Dá para ver que a frota de motos aumentou na proporção de 252% nos últimos dez anos. É só olhar para as nossas ruas e avenidas para notar como, principalmente em horários de pico, está difícil ficar com a janela do carro aberta devido às buzinas dos motoqueiros, além, é claro, da dificuldade para se mudar de faixa, pois praticamente há uma exclusiva para motos. Já recebi até ameaça de agressão ao encostar em um deles, quando não se corre o risco de quebra de retrovisores.

Celso de Oliveira Cervico

Santo André

ISS e Fifa

Lamentavelmente teremos que ver o Congresso em alguns dias aprovar lei que obriga as prefeituras dos Estados que terão jogos da Copa do Mundo a abrirem mão do ISS (Imposto Sobre Serviços). Isso é uma vergonha! A Fifa impõe suas vontades e os parlamentares se rendem. Deveriam, sim, é aprovar reforma tributária para todo País e não ficar se sujeitando a nenhuma entidade! Já não basta a mamata das montadoras brasileiras, que fazem carroças sem air bag de série em todas as versões, e recebem bilhões de reais de empréstimos do BNDES, com juros ridículos e prazos a perder de vista. Parafraseando o secretário da Fifa, os parlamentares merecem mesmo chute no traseiro. E isso será na próxima eleição, em 2014. Ailton Gomes

Ribeirão Pires

Meio ambiente

Estou indignado com situação que a meu ver pode ser considerada crime ambiental. Há demolição de prédio na Rua Almirante Protógenes, 281, bairro Jardim, em Santo André, na antiga Faculdade Holística Casa de Bruxa. Nesse terreno, ao fundo, existem algumas árvores frutíferas, como mangueira e jabuticabeira, e a pretensão é derrubá-las. Já temos pouco verde nos grandes centros urbanos e esse pouco está se tornando nada diante da fome de concreto e cifrões das empresas da construção! Entrei em contato com a Prefeitura, que alega não ser de sua alçada e diz que o Semasa é responsável pelo meio ambiente. Liguei para o 115 e fui informada de que esse órgão também não pode fazer nada! Enfim, joga-se a ‘batata quente' de uma mão para outra e ninguém resolve nada! E, a mim, só resta olhar o desespero dos pássaros que têm seus ninhos nessas árvores. Muito triste!

Ivana Possatto

Santo André

Furacão

O Brasil tem o seu próprio furacão Sandy, e não é a cantora. É tão devastador quanto aquele do Hemisfério Norte. Por enquanto está rondando Brasília e seu nome é Valério.

José Marques

Capital

Precário

O ônibus de numeração 01-351, da Viação Barão de Mauá, que faz a linha do bairro Jardim Guapituba, em Mauá, está em condições alarmantes. Logo que se entra, pode-se encontrar o assento de um dos bancos no chão, no meio do corredor, oferecendo perigo de queda aos passageiros. Uma das portas não abre, tendo o passageiro de empurrá-la. Outro dia, o freio do ônibus pifou, e o motorista teve de desligar o veículo para podermos descer. Resultado, os outros passageiros tiveram de seguir o caminho a pé, pois o ônibus estava longe do ponto final. Acho absurdo a Barão de Mauá deixar ônibus em condições deploráveis como esse circular, afinal. Mauá é cheia de morros. Se o freio tivesse pifado em um deles todos os passageiros e o motorista correriam sério risco.

Renata Canassa

Mauá

Que tristeza!

O presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes) declara que, apesar do pedido formulado pessoalmente por José Dirceu, nenhuma manifestação será feita em seu desagravo e que a entidade não tem qualquer preocupação a respeito do futuro do Dirceu, pois ‘a UNE nem ama nem odeia Dirceu'. Que infelicidade!

Pedro Luís de Campos Vergueiro

Capital




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;