Internacional Titulo
Presidente indonésio quer antecipar eleições
Das Agências
02/07/2001 | 08:41
Compartilhar notícia


O presidente indonésio Abdurrahman Wahid, ameaçado de impeachment pelo Parlamento, propôs nesta segunda-feira eleições legislativas antecipadas para sair da crise, acusando seus adversários de impedir qualquer compromisso.

"Se queremos continuar vendo este país unido, devemos superar o bloqueio constitucional", declarou Wahid. "A solução somente pode estar ns realização de eleições legislativas antecipadas", disse, e acrescentou que "cabe ao povo julgar".

As eleições legislativas não estão previstas para antes de 2004 e Wahid, que já cogitou a possibilidade de antecipá-las, precisa da aprovação da Assembléia Consultiva do Povo (MPR).

Wahid pode ser destituído no dia 1º de agosto pelo Parlamento, que o acusa de estar envolvido em dois casos de corrupção e denuncia sua "incompetência".

Em várias ocasiões, o presidente indonésio ameaçou decretar estado de emergência para impedir seu impeachment, mas enfrenta a oposição do Exército e da polícia, acentuando seu isolamento.

Wahid se nega a renunciar e invoca a necessidade de manter a unidade do país enfrentando conflitos separatistas e religiosos. Segundo ele, sua demissão vai provocar a separação de pelo menos seis províncias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;