Turismo Titulo
Liberdade com tradição
Por Christiane Ferreira
Do Diário do Grande ABC
24/04/2008 | 07:01
Compartilhar notícia


Nada melhor para representar São Paulo com maestria do que o bairro da Liberdade, com suas tradições japonesas que vêm desde quando tudo começou, em 1912, na época em que imigrantes japoneses passaram a residir em casas na Rua Conde de Sarzedas.

Já nos anos de 1950 e 1960 tonou-se o bairro japonês, conforme a população se fixava onde havia escolas, cinemas e organizações comunitárias.

O passeio deve começar na estação de metrô São Joaquim. De lá, já dá para avistar a Assembléia de Deus Nipo-Brasileira, próxima à Igreja Evangélica Sangue e Fogo.

Uma das paradas na São Joaquim é o Bunkyo, um prédio que abriga entidades que compõem a comunidade nissei. No local, é possível ter aulas de japonês, ler livros e aprender ikebana, a arte de arranjos florais.

No sétimo andar do mesmo prédio está o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil. Fundado em 1978 como parte das celebrações do 70º aniversário da imigração japonesa no Brasil, que em junho completa 100 anos.

Já na Rua Galvão Bueno, uma boa parada é o restaurante Lámen Aska, a remanescente casa japonesa de lámen (prato japonês de macarrão, servido em caldo, criado na China) no Brasil. O lámen, servido nas porções míni, regular e grande, é caseiro e cozido na hora.

Além dos imigrantes japoneses, a Liberdade é habitada também por migrantes nordestinos.

Outra dica de visita é a Capela Santa Cruz das Almas dos Enforcados, construída em 1891. Alguns dizem que o local tornou-se um espaço de culto popular em 1821, depois que a corda de um soldado condenado à morte por enforcamento ter arrebentado três vezes, levando o público a gritar “liberdade”.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;