Memória Titulo Coluna
A segunda Estação Santo André

Entregue a uso em 1901, foi reformulada na segunda metade dos anos 1970 e uma rara foto mostra detalhes do equipamento que já iam esquecidos

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
20/03/2020 | 00:01
Compartilhar notícia


“Identificar como era a antiga estação ferroviária de Santo André, hoje denominada Estação Celso Daniel. Este é o desafio a que se propôs Flavio Cesar Caffer Neves.”

Cf. Memória, 3-10-2016.

Imagem redescoberta

Texto: Flavio Cesar Caffer Neves

Finalmente encontrei a tal imagem perdida. Faz parte dos arquivos iconográficos da Rede Ferroviária Federal. Hoje integra o Acervo Público do Estado de São Paulo. 

Esta foto retrata a segunda estação de Santo André (1901), durante as obras para construção da atual estação, na segunda metade dos anos 1970.

A passarela metálica, já parcialmente desmontada, e a cabine de sinalização, ainda estavam lá.

É possível ver um acentuado desvio nos trilhos, que permitiu a continuidade da circulação dos trens por fora do canteiro de obras.

Por fim, finalmente é possível ver a parte da estação que não aparecia em nenhuma outra foto, com o mictório na extremidade do antigo prédio e a lanchonete de alvenaria que havia na plataforma.

Ao contrário do que muitos pensam, o prédio não foi completamente demolido. Embora descaracterizado (construíram até uma laje em cima e fizeram um segundo andar), a maior parte dele ainda está lá, na Avenida Queiroz dos Santos, 171, abrigando o Sindicato dos Ferroviários.

Aniversário de Ribeirão Pires

Memorialistas eternos. No aniversário de Ribeirão Pires, uma lembrança de tantos antigos que colaboraram com Memória e não estão mais entre nós: Aida Arnoni Bressan, Américo Del Corto, Aurélio Carpinelli, Antonio Simões, Eduardo Camargo, Euclides Menato, Heitor Benvenutti (Tite), Iracema Mathias Roca, Joel Maziero, Osmar Carpinelli, Roberto Botaccini, Valdírio Prisco e Zezinho Zampol.

Em homenagem a eles, destacamos Ademar Bertoldo. Setentão.

Diário há meio século

Sexta-feira, 20 de março de 1970 – ano 12; edição 1190

Manchete – Atentado contra consulado do Brasil. Bomba de grande potência explode no banheiro do consulado brasileiro em Buenos Aires.

São Bernardo – Inaugurado o primeiro ginásio estadual do bairro Assunção, em São Bernardo, funcionando nas dependências do Grupo Escolar Robert Kennedy. Era diretora a professora Odila Marina Wingeter.

Em 20 de março de...

1570 – A lei que proibia a escravidão indígena no Brasil é publicada em Évora, Portugal.

1915 – Arcebispo metropolitano, dom Duarte Leopoldo e Silva anuncia que em maio visitará as paróquias de São Bernardo, Santo André e Ribeirão Pires.

1920 – Tecelões estão em greve: queriam permissão dos industriais para a cobrança de mensalidades sindicais dentro das empresas.

Alfaiates, marceneiros e trabalhadores da construção civil foram outros operários que paralisaram atividades em março.

1930 – Prefeitura de São Bernardo divulga estatística da Inspetoria de Veículos da região. Entre os dados, o registro de 343 automóveis particulares, 533 veículos de carga, 812 bicicletas, 507 carroças de duas rodas, 57 carroças de quatro rodas e 147 semitroles ou aranhas.

1940 – A II Guerra. Do noticiário do Estadão: divergem as opiniões dos observadores internacionais sobre os objetivos da conferência entre Hitler e Mussolini.

1960 – Trabalhadores homenageiam dom Jorge Marcos de Oliveira, bispo de Santo André, em praça pública. 

Agradecimento pela promulgação da lei 3.762, que garante o prévio pagamento aos operários, nos casos de falência.

Coube a dom Jorge apresentar o projeto que resultou naquela lei, defendida pelo deputado Adauto Lucio Cardoso.

Pelo mesmo fato, dom Jorge já recebera da Câmara de Santo André o título de cidadã honorário.

Santos do dia

- Martinho de Braga

- Alexandra de Amiso e companheiras: Claudia, Alessandra, Eufrasia, Matrona, Giuliana, Eufemia e Teodosia. 

Municípios brasileiros

Celebram aniversários em 20 de março:

- Em São Paulo, Piquerobi. Elevado a município em 1949, quando se separa de Santo Anastácio.

- Em Santa Catarina: Anchieta, Jardinópolis e Turvo.

- No Paraná: Congonhinhas, Pinhais e Rancho Alegre D'Oeste.

- Em Minas Gerais: Felixlândia e Itueta

- No Rio Grande do Norte: Encanto

- Na Bahia: Pé de Serra

- Em Pernambuco: Venturosa

- No Rio Grande do Sul, 78 novos municípios aniversariam nesta data, entre os quais: Alto Feliz, Ametista do Sul, Arambaré, Barão do Triunfo, Barra do Guarita, Barra do Rio Azul, Boa Vista das Missões, Bom Progresso, Capitão, Carlos Gomes, Centenário, Charrua e Colinas.

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;