Internacional Titulo
Manila: soldados fazem segurança de dirigentes da Asean
Do Diário do Grande ABC
24/11/1999 | 11:29
Compartilhar notícia


Mais de 7 mil soldados e policiais foram escalados para fazer a segurança dos dirigentes da Associaçao das Naçoes do Sudeste Asiático (Asean), na reuniao de cúpula que começa, nesta quarta-feira, na capital filipina. O encontro será realizado em um centro cultural junto à baía de Manila e terminará no domingo, em uma reuniao de cúpula de dirigentes da Asean com os governantes da China, do Japao e da Coréia do Sul.

O secretário de Defesa, Orlando Mercado, disse que a polícia se esforçará para evitar que resulte em violência qualquer manifestaçao de protesto. Vários grupos de esquerda anunciaram protestos pela remoçao, na semana passada, de centenas de moradores que viviam irregularmente próximo ao local da reuniao. Várias pessoas ficaram feridas na operaçao.

Os mesmos grupos pretendem protestar contra a política de livre comércio de Asean, pois acreditam que esta irá expor a indústria filipina à competiçao desleal por parte das grandes empresas multinacionais, provocando demissoes em massa e fechamento de empresas.

O general Angelo Reyes, do Exército filipino, disse que 1.180 de seus homens cooperarao com 6 mil policiais na vigilância do local das reunioes. Os guarda-costas dos delegados serao membros do corpo de Segurança Presidencial.

A Asean é integrada por Brunei, Camboja, Indonésia, Laos, Malásia, Myanmar, Filipinas, Cingapura, Tailândia e Vietna.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;