Cultura & Lazer Titulo
Mostra traz dobradinha Andy Warhol e Keith Haring
Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
01/06/2003 | 18:30
Compartilhar notícia


A definição básica e mais freqüente da arte pop diz que ela é uma expressão estética que utilizou no processo criativo elementos da sociedade de consumo e também da cultura de massa. O artista plástico norte-americano Andy Warhol (1928-1987), expoente do gênero, incluiu entre suas cerca de 15 mil obras muitas fotografias de objetos, como garrafas de Coca-Cola, latas de sopas Campbell‘s e notas de dólar. Há quem afirme que Warhol foi um crítico da sociedade de consumo, enquanto outros defendem que fora um propagandista da mesma.

De uma forma ou de outra, o que mais interessa agora sobre Warhol é a mostra que entra em cartaz a partir das 20h desta segunda, com entrada franca, no Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo – espaço instalado em um edifício de 1901, que foi agência bancária.

São 77 polaróides (fotos de revelação instantânea, em pequenos formatos) tiradas entre 1975 e 1980 e que pertencem ao acervo da Fundação Andy Warhol de Nova York. Elas têm personalidades como motivos: Pelé, Liza Minneli, Jimmy Carter e Truman Capote, por exemplo. A exibição traz ainda auto-retratos e fotos de drag queens e objetos como sapatos femininos e ovos de páscoa.

No mesmo dia e horário, começa também no CCBB-SP uma exposição de Keith Haring (1958-1990) composta por 56 pinturas e desenhos, originários de coleções particulares e da fundação que leva o nome do artista, também em Nova York. Haring ficou conhecido pela prática do grafite, deixando suas marcas pelas ruas e estações de metrô de Nova York durante a década de 80. As duas exposições são inéditas no Brasil e em agosto seguem para a unidade de Brasília do CCBB.

Obcecado – As polaróides de Warhol serviram como base para a criação de suas pinturas e famosos retratos. Logo, o conteúdo em exposição serve como ponto de partida para a compreensão do processo criativo do artista.

Warhol era um verdadeiro obcecado por fotografia, tanto que andava portando mais de uma máquina e muitos rolos de filme.

Os trabalhos que ganham mostra nesta segunda foram realizados com uma máquina Polaróide Big Shot, uma câmera de plástico com lente de foco fixo de cerca de 1m e flash embutido.

Nesta série de polaróides, Pelé foi fotografado segurando uma bola de futebol e o estilista Saint Laurent, com as mãos no queixo, pensativo. Os artistas plásticos Jean Michel Basquiat e Roy Lichtenstein, os atores Sylvester Stallone e Arnold Schwarzenegger, a atriz Farrah Fawcett e o pugilista Muhammad Ali são outros exemplos de retratados. Já sobre os auto-retratos: Warhol aparece como se fosse uma figura feminina.

Encontro – Às 19h desta terça haverá um encontro com os curadores das exposições de Warhol e Haring no auditório do CCBB: uma ótima oportunidade para entender melhor a obra dos artistas. O evento é aberto ao público e tem entrada franca (as senhas serão distribuídas no próprio dia, a partir das 18h30).

Participarão do encontro Nessia Leonzine (curadora da mostra de Warhol), Tim Hunt (membro da Fundação Andy Warhol) e Julia Gruen (curadora da exposição de Haring e diretora da Fundação Keith Haring).

Entre fevereiro e março passados, Warhol ganhou exposição no Espaço Cultural BankBoston, também na capital paulista. A exposição revelou séries menos conhecidas do artista: Flores e Espécies em Extinção.

Na ocasião foram exibidas cinco obras de 1970 da série Flores e outras dez de 1983 de Espécies em Extinção. Tudo em serigrafia. Por sinal, Warhol foi um dos primeiros artistas plásticos a multiplicar suas composições por meio dessa técnica de gravura.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;