Memória Titulo
Os italianos de São Bernardo do tempo da Padaria Brasil

Bassoli & Pessotti, cunhados, criaram e tocaram a Padaria Brasil, em plena Rua Marechal Deodoro, no Centro de São Bernardo

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
24/08/2009 | 00:00
Compartilhar notícia




Nas fotos: (1) Família de Ernesto Bassoli, natural de Tirol, e Maria Gagler (ou Gaschler), da Áustria. A partir da esquerda: Joaquim Fernandes e a esposa Catarina Bassoli com o filho Pedro, Duzulina Bassoli, Angelina Bassoli, Ernesto Bassoli e Ferdinando Caetano Bassoli (o Nando); sentados: Antonio Bassoli (escoteiro) e Maria Gagler (ou Gaschler) com a pequena Elisa Bassoli no colo.

(2) Casal Paulo Pessotti e Margarida Scopel com o filho caçula, Dionizio Pessotti, que se prepara para lançar livro com memórias de São Bernardo.

(3) Turma do 1º ano do Colégio São José em 1951, com a irmã Maria Gertrudes ao centro. No círculo, Romeu Bassoli; entre os demais alunos, meninos das famílias Puglia, Sabatini, Tomé, Fanani, Cestari, Breda, Mesquita, Vertematti, Martinoni, Pelosini, Bechelli, Coppini, Romano e Gastaldo.

(4) Romeu Bassoli aos 20 anos.

Bassoli & Pessotti, cunhados, criaram e tocaram a Padaria Brasil, em plena Rua Marechal Deodoro, no Centro de São Bernardo - no espaço hoje ocupado pela agência do Bradesco, ao lado do Edifício Wallace Simonsen, do tempo do Banco Noroeste. E a Padaria Brasil fez história como uma autêntica fábrica de pães e com aquele cheirinho característico das fornadas que dava um charme especial ao corredor entre o Largo da Matriz e a Praça Lauro Gomes.

A neblina chegava com muita constância nesta época do ano, como cenário aos marceneiros que passavam em suas bicicletas rumo às duas centenas de fábricas de móveis da própria Marechal e ruas próximas. As irmãs palotinas, com suas vestimentas em preto-e-branco, e as tecelãs eram outras personagens da ainda chamada Vila de São Bernardo.

Estamos falando de um período entre as décadas de 1940 e 1960, tempo do início do processo de industrialização de São Bernardo. Uma época vivida intensamente pelo nosso colaborador de hoje, Romeu Bassoli, que nos oferece imagens familiares da primeira metade do século 20: os Bassoli, os Pessotti e todas essas famílias representadas na foto do Colégio São José e que formavam a comunidade italiana de São Bernardo - mas não só.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sexta-feira, 24 de agosto de 1979

Manchete - Postos de gasolina fecharão às 19h a partir de setembro; governo ainda estuda o novo preço da gasolina.

Santo André - Poluição volta a causar apreensão no Bairro Campestre.

São Bernardo - O secretário de Educação de São Bernardo, Fernando Leça, inaugurou ontem três caixas à biblioteca da Sociedade Amigos de Vila Alves Dias, no Jardim Calux e Jardim do Lago.

Leça é hoje presidente do Memorial da América Latina. Coube a ele editar o nosso primeiro livro, São Bernardo, seus bairros, sua gente (1981), que abriu a série que hoje chega a 32 títulos.

Polícia - Restaurante é assaltado oito vezes no Bairro Assunção.

SANTOS DO DIA
Áurea, Bartolomeu (apóstolo), Emília e Maria Micaela.

Bartolomeu é um dos 12 apóstolos. Muitos o identificam como Natanel. A tradição difunde que São Bartolomeu foi martirizado no Oriente, para onde levou o Evangelho.

EM 24 DE AGOSTO DE...

1929 - Prefeito Saladino sanciona as leis nº 281, 282 e 283, que ampliam os limites do perímetro urbano de Santo André e São Caetano.

1969 - Inaugurado mausoléu em homenagem ao ex-prefeito Lauro Gomes de Almeida no cemitério de Vila Euclides, em São Bernardo, projeto do arquiteto Galileu Emendábile.

Realizada benção solene da estrutura da nova igreja de Nossa Senhora Aparecida, localizada na Rua Flórida, esquina com a Rua Oriente, em Vila Barcelona, São Caetano.

Nove padres celebram missa de ação de graças na Praça Lauro Gomes pelo aniversário de São Bernardo. Participou o Coral do Jota, com jovens católicos da cidade entoando cânticos em ritmo jovem.

Falecimento
Terezinha de Jesus Oliveira Silva Gava, em 13 de agosto, aos 80 anos. Enfermeira aposentada, com trabalhos em dois hospitais do Grande ABC: o São Bernardo e o Ribeirão Pires. Casada há 46 anos, em segundas núpcias com João Gava, memorialista. Deixa três filhos. Foi sepultada em Santos.

Lugar comum
À vontade do freguês, volta e meia, à primeira vista. Sem tirar a vez de ninguém, é preciso dizer a verdade nua e crua. Nada de acender uma vela a Deus e outra ao diabo. Também não é necessário perder a transmontana. Negócio bom é pôr-se em dia, batalhar, ser um ovo de Colombo. Acreditar no seu poder de convencimento, vencer, transpor obstáculos, lambuzar-se de alegria. Verdade, pela luz que me alumia. Tenha um dia sensacional, com bons agouros.
Texto: Guido Fidelis

FALECIMENTOS

SANTO ANDRÉ
Arnaldo Montagnini, 83 anos. Cemitério Santo André.
Julia Maria Correa, 83 anos. Cemitério Vale dos Pinherais, Mauá.
Keujiro Kina, 65 anos. Cemitério Camilopolis.
Laurita Souza Santos, 72 anos. Cemitério Curuçá.
Maria Rosa Mota, 73. Cemitério Santo André.
Maria Senhorinha Vila Nova, 91. Cemitério Curuçá.
Matilde Lonardi de Oliveira, 77. Cemitério Vila Pires.
Norma Gonçalves, 80. Cemitério Vila Euclides, São Bernardo.
Ofélia Perencin Melito, 63 anos. Cemitério Jardim da Colina, São Bernardo.
Roseane Luz Damasceno, 35. Cemitério Campo Grande, São Paulo.
Vera Lúcia Zanni Ribeiro, 61 anos. Cemitério Vila Assunção




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;