Setecidades Titulo Memória - Clássicos do Diário há 60 anos: 1958-2018
Reformas de base
Ademir Medici
20/11/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


O presidente João Goulart chegou a São Bernardo às 11h do dia 20 de agosto de 1963, feriado local. O helicóptero que o conduzia, da Força Aérea Brasileira, pousou na pista de aeromodelismo que existia ao lado do terreno que hoje abriga o Paço Municipal. Milhares de escolares da cidade, com bandeirinhas do Brasil, de São Paulo e de São Bernardo, recepcionaram o presidente.

Goulart veio a São Bernardo para inaugurar o edifício da Escola Técnica Industrial. Na verdade, Jango inaugurou a Faculdade de Engenharia Industrial, que nos primeiros anos de funcionamento em São Bernardo ocupou o prédio da ETI.

Foram três discursos feitos por Jango: na Câmara Municipal, no São Bernardo Tênis Clube e na ETI. Nas três falas, como ponto essencial da então conjuntura, a necessidade de pôr em prática “as reclamadas reformas de base”.
Nota – A antiga pista de aeromodelismo onde o helicóptero presidencial pousou abriga hoje o Parque da Juventude Città Di Marostica, obra do prefeito Willian Dib inaugurada em 22-8-2007.

AMANHÃ
- Sem medo de uma agostada.

Perdemos outro craque.
Luto em Santo André.
O adeus a Saravá...

Há uma semana o futebol de Santo André perdia mais um craque, Flávio Monteiro Alves, 58 anos, que jogou futebol até o fim, com técnica e raça, amor e cavalheirismo com os colegas e adversários. Seu último jogo foi três dias antes, em São Caetano, atuando pelo Unidos. Saravá era o seu apelido. Um infarto fulminante, em casa, o levou.

Na juventude, Saravá foi profissional. Atacante do Clube Atlético Juventus, da Mooca. Jamais parou. A várzea andreense o acolheu. O gramado sintético do campo do Nacional, na Cidade dos Meninos, era o seu atual cenário predileto. Mas Saravá podia ser visto ora correndo no campo da Vila Guaraciaba, ora na praça de esportes do Alvinegro de Utinga. E inúmeras foram as excursões para as demais cidades do Grande ABC, Interior do Estado, Minas e Paraná.

O andreense Flávio Saravá reuniu amigos esportistas no Cemitério Nossa Senhora do Carmo, em Vila Curuçá, onde seus familiares receberam tantos e tantos que curtiam amizade com o craque.

Duas homenagens foram prestadas pela Liga Santo-Andreense de Futebol, com um minuto de silêncio nos jogos posteriores à sua partida e com mensagem oficial assinada pelo presidente José Sena e diretoria: 

* Estamos de luto. Infelizmente, Flávio Saravá faleceu. Agradecemos sua grande participação conosco nos jogos e em todos os momentos, sempre íntegro e dando seu melhor. Que ele vá em paz e seja recebido por Deus em festa. Nossos mais sinceros sentimentos a toda família.
Saravá deixa a mulher, Conceição, dois filhos e três netos.

Interação com Facebook

''Os perigos da telebactéria. Ou a videomania que só faz engordar’

Da crônica de Lourenço Diaféria publicada pelo Diário no domingo, 20 de novembro de 1988, e hoje transcrita, na íntegra, no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

Em 20 de novembro de...

1918 – Serviço Militar, pela 16ª Circunscrição de Recrutamento, julgava os pedidos de desligamento de quatro jovens do Grande ABC: Paschoal Arsuffi, José Gallo, Antonio dos Santos e José Amadeu Veronesi.
- Gripe espanhola matava o jornalista Arnaldo Simões Pinto, cronista do Jornal do Comércio e diretor da revista Vida Moderna.
Pós-Guerra – Do noticiário do Estadão: Paris, 19. O governo alemão, por não ter com que alimentar os prisioneiros de guerra e civis aprisionados, vai libertá-los em massa, depois de os ter munido de víveres suficientes para três dias de marcha.
2013 – Grande ABC celebra o Dia da Consciência Negra, pelo Grupo de União e Consciência Negra, com núcleos em Vila Palmares, Mauá e Diadema. Um debate se realiza no Fundo de Greve do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André.
- Na igreja São Pedro, em Mauá, realiza-se a celebração dos Quilombos.
2016 – Memória lembrava a importância do dia 30 de novembro em São Bernardo. Há anos que a data andava esquecida. Mesmo sem assumir, o prefeito eleito Orlando Morando prestigiou o ato naquele ano e depois, já prefeito, em 2017.
Nota – Dois mil e dezoito. Mais um 30 de novembro está batendo às portas. É a data maior da autonomia de São Bernardo.

Prefeito Orlando Morando, secretário Adalberto Guazzelli, não deixem de levar um ramalhete de flores aos pés do busto do emancipador Wallace Simonsen, na rejuvenescida Praça Lauro Gomes.

Preferencialmente, convidem um representante da família Cochrane Simonsen e representantes das principais lideranças locais em 1944: Azevedo Marques, Basso, Bochile, Colli, Corazza, Ghirardello, Lima, Miele, Oliveira Lima, Ronchetti, Sabatini, Setti-Braga, Tabet Marques, Trabachini, Zoboli, mais um representante do padre Jerônimo Angeli, do médico Gabriel Nicolau e outros nomes da Sociedade Amigos de São Bernardo.

Santos do Dia

- Felix de Valois (França, Paris, 1127 – Cerfroid 1212). Sacerdote. Fundou a Ordem da Santíssima Trindade para a Libertação dos Cristãos ou ‘Padres Trinitários’.
- Otavio e seus companheiros Adventor e Solutor
- Ambrósio de Camaldoli
- Edmundo (rei e mártir)

Municípios Brasileiros

- Celebram aniversários em 20 de novembro:
- Em São Paulo, Auriflama
- Na Bahia, Anguera
- No Mato Grosso, Ponte Branca

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;