Memória Titulo
Lembranças dos Jogos Abertos de Santo André

São Caetano realiza pela segunda vez os Jogos Abertos do Interior - a primeira vez foi em 1964. Santo André também já sediou os Jogos...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
16/10/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


São Caetano realiza pela segunda vez os Jogos Abertos do Interior - a primeira vez foi em 1964. Santo André também já sediou os Jogos duas vezes, em 1959 e 1985; idem São Bernardo, em 1973 e 2006. E os Jogos são o tema do "Grande ABC Memória" desta semana do DIÁRIO ON-LINE.

São duas atrações: o esportista Roberto Nasser Bartoli, o Turcão, focaliza os Jogos Abertos de 1959 em Santo André e traz algumas relíquias, como este prato da Porcelana Real, de Mauá, que foi distribuído como brinde naquele ano; foi o ano da inauguração do Ginásio Pedro Dell'Antonia.

Outra preciosidade mostrada por Turcão é um álbum-sanduíche de fotografias da Santo André de 1959. As imagens formam verdadeira radiografia da cidade no ano em que trouxe pela primeira vez estes jogos então nacionais ao Grande ABC.

UM NOME

Eugênio Rocco Sobrinho, presidente da Comissão Central Organizadora dos Jogos Abertos de 1959.

A segunda atração do DOL é um filme telecinado dos Jogos Abertos de 1985. As filmagens foram feitas por um antigo colaborador do DIÁRIO, Fernando Villa Franca, do Auto Focus da Rua Marina, no Bairro Campestre. De câmera em punho, Villa Franca filmou as competições, solenidades e o clima da Santo André de 24 anos atrás, produzindo dois vídeos. Segundo o autor, foi o primeiro documentário até então existente dos Jogos Abertos em seus primeiros 50 anos de história.

Memória na Internet - Programa 18: os Jogos Abertos do Interior em Santo André. Entrevistado: Roberto Nasser Bartoli (Turcão); imagens históricas: Fernando Villa Franca. Editor do DIÁRIO ON-LINE, Marcelo Ruiz; imagens e edição, Eduardo Donato; apresentação, Ademir Medici. Acesse: www.dgabc.com.br ; depois, clique VIDEO e GRANDE ABC MEMÓRIA.

O 10º Congresso

Uma das mesas-redondas do 10º Congresso de História do Grande ABC, marcado para novembro em São Caetano, focalizará o tema "Ainda existe um ABC operário?". A coordenação caberá a Iram Jácome Rodrigues, da USP, com a exposição de Jefferson José da Conceição e Luis Paulo Bresciani, professores da Universidade São Caetano.

O diretor José Armando Pereira da Silva falará sobre o filme "Estranho sorriso".

As inscrições para o 10º Congresso estão abertas na Fundação Pró-Memória de São Caetano. São gratuitas. Informações no site http://www.fpm.org.br/ e pelo telefone 4223-4780.

Olavo Hansen

Alunos, professores e comunidade da Escola Estadual Olavo Hansen, de Mauá, prestarão amanhã, durante todo o dia, homenagem ao patrono. Hansen foi assassinado pelos órgãos repressores em 1970 pelas suas posições político-ideológicas: era operário químico e militante do Partido Operário Revolucionário Trotskista.

Quem for à escola amanhã assistirá à apresentação do projeto de criação do Centro de Referências Olavo Hansen. Será um centro de estudos e pesquisas sobre o período da ditadura militar no Brasil.

A Escola Olavo Hansen fica no bairro Miranda Aviz, à Avenida Benedita Franco da Veiga, 155.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Terça-feira, 16 de outubro de 1979

Manchete - Engenheiro pede na Câmara de Mauá a cassação do prefeito.

Habitação - Suspensa por 10 dias a ação de imissão de posse contra 140 famílias do Sítio dos Vianas, entre São Bernardo e Santo André.

Política - Chapa Unidade contra Extinção ganha diretório do MDB em São Paulo. Mário Covas e Alberto Goldman são os novos dirigentes do partido, contra chapa supostamente financiada pelo governador Maluf.

Sindicalismo - Padeiros, Químicos e Marceneiros em campanha salarial.

Educação - Medicina da Fuabc paralisa atividades.

Polícia - Discussão e morte após acidente de bicicleta na Vila São José, em São Bernardo.

EM 16 DE OUTUBRO DE...

1919 - Arlette Pinheiro Esteves da Silva, a atriz Fernanda Montenegro, nasce no Rio de Janeiro.

1969 - Inaugurado o Museu de Arte Sacra de São Paulo. Do acervo fazem parte peças localizadas por Hugo Duzzi na antiga capela dos Pires, em São Bernardo.

SANTOS DO DIA

Edwiges, Galo, Geraldo Magela (ou Majella) e Margarida Maria Alacoque.

ALMANAQUE

Virgílio do Prado

Nascimento: Jandaia do Sul (PR), 15 de outubro de 1949.

Vereador: 1989 a 1992; 1993-6 (suplente); 1997 a 2000.

Partido: PSDB - PDT - PMDB.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;