Internacional Titulo
Saddam Hussein é reeleito com 100% dos votos
Por Da AFP
16/10/2002 | 08:30
Compartilhar notícia


O presidente Saddam Hussein foi reeleito com 100% dos votos para um novo mandato de sete anos nesta terça, de acordo com os resultados oficiais, enquanto um debate público sobre o Iraque será iniciado no Conselho de Segurança da ONU, que continua dividido sobre um eventual recurso à força contra esse país.

O presidente iraquiano foi reeleito com uma taxa de participação também de 100%, anunciou nesta quarta-feira o número dois do regime e presidente da Comissão eleitoral, Izzat Ibrahim.

Segundo Ibrahim, 11.454.638 cidadãos “disseram sim a Saddam Hussein", que era o único candidato à sua sucessão.

"O povo votou unanimemente em seu dirigente. A participação foi absoluta e o sim também", disse Ibrahim, que é também vice-presidente do Conselho diretor da revolução, a mais alta instância dirigente do país. "O povo iraquiano plasmou a obediência que seus ancestrais juraram ao profeta Maomé", lembrou Ibrahim, felicitando os iraquianos por este "sim valente, piedoso e sagrado. Os iraquianos preferiram a luz e a fé à escuridão, a civilização à barbárie, a vitória à derrota", declarou.

O Congresso Nacional Iraquiano (CNI), principal movimento de oposição ao regime de Bagdá, com sede em Londres, disse que esse resultado "não tem validade", porque a população tinha medo de sofrer represálias se não votasse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;