Cena Política Titulo
Monitoramento na Câmara de Mauá
Por Raphael Rocha
25/08/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Funcionários da Câmara de Mauá estão com atenção redobrada nas redes sociais. Tudo porque há servidores graúdos do gabinete do presidente da Casa, Admir Jacomussi (PRP), monitorando os passos dos colaboradores de vereadores da base da Prefeitura, principalmente no Facebook. Quem curtir postagem de alguém da oposição ao prefeito Atila Jacomussi (PSB), filho de Admir, logo é repreendido. Os que criticarem ações do governo também recebem cobrança por aliados diretos de Admir – o vereador não participa da reclamação diretamente. Vale lembrar que Admir Jacomussi é pré-candidato a deputado estadual na eleição do ano que vem.

BASTIDORES

Sem recurso
O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, rejeitou recurso da defesa da ex-deputada estadual Vanessa Damo (ex-PMDB), que tenta reaver o mandato. Ela contesta a decisão do próprio TSE, que em abril de 2016 cassou o diploma da ex-peemedebista por propaganda negativa na eleição de 2012 contra o seu então concorrente no pleito, o ex-prefeito Donisete Braga (PT). Em seu lugar na Assembleia Legislativa está Cássio Navarro (PMDB), que tem base eleitoral na Baixada Santista.

Mea-culpa
Por falar na ex-deputada estadual Vanessa Damo (ex-PMDB), ela se encontrou recentemente com o ex-prefeito de Mauá Donisete Braga (PT). Ao lado de seu pai, o ex-prefeito Leonel Damo (ex-PMDB), ela pediu desculpas ao rival pelo conteúdo do material divulgado por sua campanha na eleição de 2012 – à época, Donisete foi associado com a morte de Celso Daniel (PT), prefeito de Santo André, assassinado em 2002. Vanessa confessou que muitas das ideias foram de seu ex-marido, o presidente do PMDB mauaense, José Carlos Orosco Júnior.

Movimentação
A informação antecipada por este Diário no domingo de que o prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), estuda seriamente o lançamento da candidatura do vice-prefeito Márcio da Farmácia (PV) a deputado estadual fez o presidente da Casa, Marcos Michels (PSB), se movimentar nos bastidores – o socialista nutre sonho de concorrer a uma cadeira no Parlamento Paulista com apoio do Paço. Marcos solicitou a concessão de título de cidadão diademense ao pastor Samuel Ferreira, da Igreja Assembleia de Deus, como forma de se aproximar da comunidade evangélica da cidade.

Articulação na FUABC
Por orientação do secretário estadual de Saúde, David Uip, os prefeitos de Santo André, Paulo Serra (PSDB), de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), e de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), acertaram trocar em setembro o comando da FUABC (Fundação do ABC). Sairia a atual presidente, Maria Bernadette Vianna, indicação de Santo André, para antecipar a nomeação de alguém de São Bernardo – dizem que o secretário de Assuntos Jurídicos, Carlos Maciel, é o mais cotado.

Revés
Diante de toda turbulência na Câmara de Santo André ontem, o governo de Paulo Serra (PSDB) sofreu derrota na votação de um projeto e quase perde na discussão de outro texto. Com a bancada governista desfalcada (boa parte estava no plenarinho), foi reprovada a proposta que regulamenta a instalação de radiocomunicação. Na hora da votação do texto sobre abertura de crédito do Instituto de Previdência no valor de R$ 350 mil, o vice-líder do governo, Fábio Lopes (PPS), percebeu que a segunda derrota estava iminente e pediu adiamento da votação.

PDT andreense
O PDT de Santo André fará convenção no domingo. O favorito para assumir a direção é Ivo de Lima, que foi presidente do PSB durante o governo de Aidan Ravin (ex-PTB, hoje PSB). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;