Setecidades Titulo
Associação reúne os gênios do Brasil
Por Bruno Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
09/09/2007 | 07:23
Compartilhar notícia


Para entrar em uma das organizações mais seletas do mundo, não é preciso dinheiro. Não é preciso vir de determinada família. Pode ter nascido em qualquer lugar, ter qualquer sexo, torcer para qualquer time de futebol. A Mensa só exige uma coisa: que você seja um gênio.

A Mensa é uma entidade que quer unir os gênios do mundo. Para promover a inteligência em benefício da humanidade e, de quebra, para que os gênios conheçam uns aos outros.

Ser membro da organização significa ter um QI (Quociente de Inteligência) maior do que 98% da população mundial. Uma pessoa média tem QI entre 90 e 109. Um mensan (membro da Mensa) tem um QI maior que 150.

Criada há 61 anos na Inglaterra, a Mensa tem cerca de 300 sócios no Brasil. Doze deles vivem no Grande ABC. O grupo reúne estudantes, professores, engenheiros, médicos e músicos.

Um dos membros é Roger, vocalista do grupo de rock Ultraje a Rigor. “Esse negócio de inteligência é difícil de provar, soa até pedante você dizer que tem alto QI”, conta o músico, que tem QI 176.

No bairro Rudge Ramos, em São Bernardo, mora o gerente de vendas Marcos Rocha de Lacerda, um colega de Roger. Ele é membro da Mensa há um ano. Descobriu que era um gênio ao fazer um teste vocacional quando escolhia qual faculdade fazer.

“A Mensa não é um clube de nerds, como pode parecer. Na nossa comunidade no Orkut, na internet, dá para ver que todos aparentam ser gente normal”, brinca.

Lacerda fez o teste para entrar na Mensa por curiosidade. Descobriu que ela poderia contar no seu currículo. “Em seleções de empresas, os RHs conhecem a Mensa. Ela é um ótimo rodapé de currículo”, conta o gênio.

Filiação - A entidade não faz campanhas de filiação. A propaganda é o boca-a-boca. O atual presidente, o professor de Química e Física Pierluigi Piazzi, reconhece que a entidade não se divulga.

“Uns mensans foram no Programa do Jô, há um tempo. As filiações não aumentaram com essa divulgação.”

Teste - Se você acha que é um gênio, há uma possibilidade de estar certo. Veja o teste abaixo. Ele é um modelo bem resumido de um teste de QI. Se você se der bem nele e quiser ser um gênio com carteirinha, entre no site da Mensa (www.mensa.com.br) e agende um teste de verdade. (Colaborou Vanessa Selicani)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;