Setecidades Titulo
Prazo para aposentado obter smart card é prorrogado
Luciana Sereno
Do Diário do Grande ABC
27/07/2005 | 12:36
Compartilhar notícia


A Prefeitura de Santo André e a Aesa (Associação das Empresas de Transporte Coletivo de Santo André) decidiram prorrogar o prazo para aposentados e pensionistas se recadastrarem e tirarem o smart card. O novo prazo acaba em 17 de setembro. Dos 22 mil usuários que a Aesa estima atender, apenas 3,2 mil pessoas haviam conseguido tirar o novo cartão gratuito até terça-feira. O prazo original para o recadastramento era até o dia 1º, segunda-feira, mas tanto Prefeitura como associação das empresas perceberam que não conseguiriam atender a todos.

Desde a semana passada, quando começou o recadastramento, as filas no ABC Plaza Shopping, em Santo André, são imensas. Por dia, são atendidas 500 pessoas. O atendimento é feito por ordem de chegada. As senhas começam a ser distribuídas às 8h. Para conseguir garantir a senha, aposentados e pensionistas estavam chegando de madrugada, a partir das 4h, para garantir o cartão.

"Vim ontem (segunda-feira) e tive de voltar porque não consegui senha. Hoje (terça-feira) cheguei mais cedo. Eram 5h30, mesmo assim só consegui a senha 482", contou Teresa Tersoni, 61 anos, que até terça-feira à tarde aguardava atendimento. "Por que deixaram para avisar apenas hoje. Estamos na fila há quase 12 horas sem almoço e sem beber um copo d'água", criticou Isabel Fregnani, 61. Ela chegou ao posto às 5h. Às 15h30 ainda esperava mais de 300 pessoas à sua frente serem atendidas.

Brás Rodrigues de Freitas, 63 anos, também considerou tardia a decisão de estender o prazo para o recadastramento. "Vi muita gente que acabou desistindo porque não tem condições de saúde de enfrentar um dia inteiro de fila. Acho agora que eles deveriam estudar a possibilidade de descentralizar o atendimento. Poderiam criar outros postos."

De acordo com o diretor da Aesa, Luiz Marcondes, acredita que o extensão do prazo para o recadastramento resolva o problema do longa espera. A proposta é atender 250 pessoas pela manhã e outras 250 pessoas no período da tarde. Segundo ele, a distribuição das senhas será mantida.

O cartão, chamado smart card, dispensa a inserção na leitora para o débito do valor da passagem, bastando apenas a sua aproximação na máquina instalada no ônibus. Quem não aderiu ao sistema pode continuar pagando a passagem em dinheiro.

Informe-se

Quem pode participar do cadastramento?

Aposentados e pensionistas usuários de ônibus municipais de Santo André, com idade entre 60 e 65 anos.

Onde é feito o atendimento?

O posto de fica na Aesa (Associação das Empresas de Transporte Coletivo de Santo André), no centro empresarial do ABC Plaza Shopping – avenida Industrial, 600. O telefone para contato é 4979-5509.

Quais os horários de atendimento?

De segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 10h às 17h.

Quais são os documentos necessários?

Todos devem levar comprovante de residência, certidão de nascimento, casamento ou então RG, para comprovação da idade. Aposentados também devem levar declaração de imposto de renda, carteira de trabalho, carta de concessão e memória do cálculo do benefício fornecido pelo INSS. Já os pensionistas devem apresentar documento que comprove a condição, o valor do benefício recebido e ainda declaração do imposto de renda.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;