Internacional Titulo
Mulá Omar nomeia seu sucessor à frente do Talibã
Por Das Agências
23/11/2001 | 08:40
Compartilhar notícia


O líder do Talibãs, o mulá Mohammad Omar, nomeou como adjunto e sucessor um velho companheiro, afirmou esta sexta-feira um alido da milícia integrista.

O mulá Akhtar Mohamed Usmani foi escolhido por Omar para sucedê-lo no caso de algo acontecer com ele, disse Abú Abdul Rehman, comandante do Harakat-ul-Mujahedin, grupo para a independência de Cachemira, com base no Paquistão, e que lutou junto aos talibãs e enviou pessoas para campos de treinamento no Afeganistão.

"O mulá Omar e Usmani foram companheiros de colégio e ambos lutaram contra os russo", explicou. "Começaram juntos na (madrasa de) Khamia Faruq Azam", no sul da província de Kandahar. "Quando completaram seus estudos, começaram a dar aulas juntos".

Rehman disse que Usmani, assim como Omar, detesta a publicidade e só deu uma entrevista em toda a vida, há mais de quatro anos. É um homem de gostos rígidos e só come pão e frutas.

Rehman também negou, como o fez horas antes um porta-voz dos talibãs, que Omar tenha abandonado Kandahar, o último reduto da milícia no sul, para esconder-se.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;