Política Titulo
PT escolhe Mercadante para enfrentar tucano
Fabrício Calado Moreira
Do Diário do Grande ABC
09/05/2006 | 07:56
Compartilhar notícia


O senador Aloizio Mercadante, que venceu as prévias do PT para concorrer com José Serra (PSDB) ao governo estadual, colocou segunda-feira sua candidatura como fundamental nos esforços do partido para reeleger o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Nossa campanha em São Paulo será construída em articulação com a campanha de Lula", afirmou o senador, assim que foi oficializado seu nome pela legenda.

Desde que começou a ser articulada, a campanha de Mercadante recebeu o apoio de Lula, apesar de nenhuma manifestação pública ter sido feita pelo presidente da República. O senador venceu a prévia realizada domingo com 35.626 votos contra 31.869 da ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy.

Em relação à disputa, Mercadante afirmou que foi um "combate" que deixou claro como é o PT. "Em alguns partidos, o quórum máximo é de quatro em um restaurante", disse o senador, em referência a um jantar realizado pela cúpula tucana para a escolha de Geraldo Alckmin como candidato do PSDB à Presidência da República. No PT, segundo Mercadante, o quórum foi amplo e abrangeu a militância, embora apenas 40% dos 197 mil filiados no estado (no Grande ABC são 24.757) tenham comparecido às urnas. Nem Lula votou.

Grande ABC –Nas prévias de domingo, Marta Suplicy venceu apenas na Capital (onde foi prefeita de 2001 a 2004), conseguindo 16.591 votos, 8.201 a mais que o senador. Ganhou ainda em Mauá (1.625 contra 1.400) e em Ribeirão Pires ( 240 a 230). Nas demais cidades da Grande São Paulo e do interior, vitória de Mercadante. "Vamos incorporar essa rica experiência ao nosso programa de governo", afirmou o senador.

Em Mauá, considerado o segundo maior colégio eleitoral do PT no Estado, o presidente do diretório, Márcio Chaves Pires, atribuiu a diferença à presença da ex-prefeita na cidade. "No último semestre, ela esteve aqui três ou quatro vezes", explicou o petista, que votou em Mercadante.

Já a vitória por apenas 10 votos em Ribeirão demonstra não haver diferença entre os dois candidatos. Pelo menos assim pensa a ex-prefeita Maria Inês Soares. "Cada um tem suas características, mas quem faz o programa de governo é o partido. A escolha do candidato foi feita mais por critérios pessoais", avaliou Maria Inês, que apoiou Marta.

Nas demais cidades do Grande ABC, Mercadante venceu por um voto – 87 a 86 – em Rio Granda da Serra. Em Santo André, foram 615 votos para Mercadante e 513 para Marta; em São Bernardo, 1.098 contra 910 para Marta; em São Caetano, 279 para Mercadante contra 79; em Diadema, 1.330 contra 730 para o senador. Total na região: 5.039 para Aloizio Mercadante, contra 4.183 de Marta.

Dirceu – Durante a votação, em um diretório do PT em São Paulo, agentes do Ministério Público localizaram o ex-ministro e deputado cassado José Dirceu, a quem apresentaram notificação para que preste depoimento nesta terça-feira no procedimento que investiga suposto esquema de corrupção na Prefeitura de Santo André durante a gestão do prefeito Celso Daniel, seqüestrado e morto a tiros em 2002. Dirceu se recusou a assinar a intimação, alegando que já havia recebido outra dois dias antes, em sua residência na Capital. (Com AE)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;