Internacional Titulo
Abbas pede atitude do Conselho de Segurança frente a Israel
Da AFP
14/04/2006 | 11:37
Compartilhar notícia


O presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, pediu nesta sexta-feira ao Conselho de Segurança da ONU que atue contra o veto americano à aprovação de um texto pedindo a Israel que evite o "uso excessivo da força" contra os palestinos.

"Pedimos ao Conselho de Segurança que assuma a sua responsabilidade para pôr fim às práticas israelenses de bombardeios, assassinatos e bloqueios", declarou Abbas durante uma entrevista coletiva à imprensa em Casablanca, ao concluir uma visita de três dias ao Marrocos.

"Ao mesmo tempo, condeno os atos ilegais (cometidos pelos palestinos) e já dei instruções ao governo palestino para que ponha fim à anarquia em matéria de segurança", acrescentou.

Os Estados Unidos impediram na quinta-feira no Conselho de Segurança a adoção de um texto pedindo a Israel que se abstivesse do "uso excessivo da força" contra os palestinos.

Mahmud Abbas anunciou que iniciará uma viagem pela Europa para convencer a EU (União Européia) a prosseguir com a ajuda aos palestinos. "Pedimos à União Européia que não interrompa sua ajuda ao povo palestino e viajarei para a Europa para discutir essa questão", afirmou.

No dia 10 de abril, a UE anunciou a suspensão de sua ajuda direta ao governo palestino, que agora é dirigido pelo Movimento de Resistência Islâmica (Hamas).

Os ministros das Relações Exteriores europeus ratificaram a suspensão, decidida anteriormente pela Comissão Européia, de toda ajuda ao governo palestino liderado pelo Hamas, que figura na lista da UE das organizações terroristas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;