Setecidades Titulo Transportes
Greve de ônibus afeta 25 mil passageiros

Funcionários da Eaosa e da Viação Ribeirão Pires cruzaram os braços devido a atraso da PLR

Por Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
Nelson Donato
Especial para o Diário
05/10/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


 Cerca de 25 mil passageiros de 14 linhas intermunicipais que ligam o Grande ABC à Capital são prejudicados pela paralisação de trabalhadores da Eaosa (Empresa Auto Ônibus de Santo André) e da Viação Ribeirão Pires desde segunda-feira à tarde. Os funcionários cobram o recebimento da PLR (Participação nos Lucros e Resultados), que deveria ter sido paga pelas empresas no dia 30 de setembro, e também do tíquete alimentação no valor de R$ 550, está atrasado desde o início do mês.

Segundo o coordenador da subsede de Mauá do Sintetra (Sindicato dos Rodoviários do Grande ABC), Erivan Vicente de Moura, a greve foi a única alternativa encontrada pela categoria para solucionar os atrasos no pagamento. “Desde o início do ano é a mesma situação todo mês. O complicado é que os empregados saem de suas casas todas as manhãs para trabalhar, entregar no final do dia o dinheiro para os patrões, e no dia de eles (empresários) pagarem dão desculpas. Muitos dos funcionários já estão com problemas em casa”, relata.

Um empregado da Eaosa, que preferiu não se identificar, reclama do problema. “Sempre atrasam nossos salários e nunca dão satisfação. Assim fica difícil trabalhar.”

Embora tenham sido pressionados por funcionários para realizarem uma reunião, representantes das duas empresas optaram por não se posicionar sobre o assunto. A expectativa da categoria é a de que seja realizada assembleia hoje para discutir o assunto.

 

TRANSTORNOS

No entanto, sem acordo, usuários seguem sendo prejudicados com a paralisação. “Infelizmente, esse tipo de greve atrapalha bastante. Temos de pensar em quais ônibus vamos pegar para chegar ao nosso destino”, disse a atendente Amanda Gomes de Lima, 21 anos.

Em seu portal (www.emtu.sp.gov.br), a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) informou que usuários das linhas afetadas pela greve têm a opção de utilizar linhas municipais, além da Linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;