Economia Titulo
Vendas de etanol voltam a superar as de gasolina
10/07/2010 | 07:15
Compartilhar notícia


As vendas de etanol em maio superaram as de gasolina pela primeira vez em 2010, de acordo com avaliação divulgada pela Unica (União da Indústria de Cana-de-açúcar) a partir de dados da entidade e da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). Segundo a Unica, a agência apontou volume de gasolina consumido em maio, considerando a mistura de 25% de etanol anidro à gasolina, de 1,74 bilhão de litros, enquanto o volume total de álcool demandado alcançou 1,87 bilhão, 7,72% superior ao volume consumido do combustível fóssil.

Para o diretor-técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues, "o que mais impressiona nesse cenário é que o consumo total de etanol em maio de 2010 foi superior ao volume consumido em 2009 em 3,70%, com um cenário de preços bastante distinto", disse. "Em maio do ano passado o etanol era economicamente competitivo em relação à gasolina em 19 Estados brasileiros, enquanto que em 2010 era competitivo (nesta época) em apenas nove Estados", acrescentou.

Para Rodrigues, o aumento da frota flex fuel puxou o consumo do etanol mesmo com o combustível economicamente menos viável que a gasolina.

A Unica informou ainda que a saída de álcool a partir das unidades produtoras do Centro-Sul do País atingiu 1,10 bilhão de litros na primeira quinzena de junho, redução de apenas 1,14% em relação à última quinzena de maio, que, no entanto, tinha maior número de dias disponíveis para o consumo do produto.

Das vendas totais das unidades do Centro-Sul na primeira quinzena de junho, 977,05 milhões de litros foram destinados ao mercado interno e 127,71 milhões de litros ao mercado externo. Apesar de as exportações permanecerem em patamares muito baixos, o resultado da primeira quinzena de junho representa alta de 23,91% sobre a última quinzena de maio.

No mercado interno, a comercialização do álcool hidratado pelas usinas do Centro-Sul na primeira quinzena do mês passado totalizou 701,82 milhões de litros. Se comparadas as vendas médias diárias do produto, houve alta de 3,22% entre a última quinzena de maio e a primeira de junho: de 45,32 milhões de litros de etanol hidratado por dia, para 46,78 milhões de litros/dia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;