Economia Titulo
Cenário econômico freia trajetória de alta dos juros
Por
16/07/2004 | 00:15
Compartilhar notícia


O cenário econômico mais favorável, com a redução da pressão no câmbio e nos índices de inflação e a recuperação do emprego industrial e das vendas do comércio, freou a trajetória de alta dos juros ao consumidor neste mês. Pesquisa da Fundação Procon/SP revela que, os juros cobrados nos empréstimos pessoais de bancos recuaram e se mantiveram no cheque especial, em relação a junho.

Nos dias 1º e 2 de julho, a taxa média dos juros de 10 instituições financeiras nos empréstimos pessoais estava em 5,23% ao mês (ou 84,34% ao ano), com queda de 0,04% ante o mês anterior. No cheque especial, a taxa de 8% ao mês (151,93% ao ano) não se alterou pelo segundo mês consecutivo.

A Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) divulgou nesta quinta-feira, uma pesquisa nacional de juros cobrados dos consumidores e das empresas em junho. O resultado foi diferente do obtido pela Fundação Procon-SP. De acordo com a pesquisa da Anefac, a taxa média ao consumidor subiu de 7,65% ao mês em maio, para 7,73% em junho, com alta de 0,08% . Para as empresas, a taxa média foi de 4,56% ao mês (70,76% ao ano), uma alta de 0,10%.

Das cinco linhas de crédito que compõem a taxa média de juros ao consumidor, duas tiveram queda (comércio e cheque especial), duas registraram alta (empréstimo pessoal em bancos e em financeiras e não houve alterações no cartão de crédito.

"As taxas de juros deste mês pesquisadas pela Anefac deverão ficar estáveis, na pior das hipóteses", observa o presidente da entidade, Miguel Ribeiro de Oliveira. Para ele, em julho, a situação está mais favorável e deverá abrir caminho para redução das taxas ao consumidor e para empresas.

Já o chefe de gabinete da Fundação Procon-SP, Vinícius Zwarg, não compartilha desse cenário otimista. Ele considera irrelevante a queda de 0,05 ponto percentual no empréstimo pessoal. "O crédito continua excessivamente caro", disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;