Diarinho Titulo
Self-service para aves
Nayara Fernandes
Especial para o Diário
14/11/2010 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


No Grande ABC vivem cerca de 200 diferentes espécies de aves, mas é raro vê-las cantando no quintal de casa ou na janela do apartamento. Em geral, estão concentradas nos parques, onde procuram abrigo e alimento entre as árvores. Para atraí-las para mais perto e poder aprender um pouco sobre elas, os alunos da Emef Anacleto Campanella, de São Caetano, construíram três viveiros abertos (porque ninguém merece viver preso) no jardim da escola. O local acabou se transformando num restaurante self-service.

O viveiro é feito de caixas longa-vida. "Todos ajudaram e cada turma construiu um viveiro", conta Murilo Oliveira Silva, 11 anos. Agora é possível observar pássaros como sabiá-laranjeira, beija-flor, periquito-rico, entre outros. Em cada espaço há água e frutas. Quem ajuda na hora de arrumar a bagunça feita pelos bichos é Pedro Vitor da Silva Pinto, 10. "Todos os dias, troco a água e reponho a comida", fala. Segundo o menino, o sabiá é o mais desorganizado. "Joga tudo para fora do viveiro."

Mas não pense que a frequência já foi grande nos primeiros dias, depois que o viveiro ficou pronto. "Tem de ter paciência e esperar para que eles se acostumem. Depois vêm buscar comida", explica Kamyla de Oliveira Aquino, 11. O colega Gianlucca Persiani, 11, lembra que o trabalho os ajudou a descobrir que há passarinhos vivendo em liberdade mesmo nos centros urbanos. "Além de conhecer as espécies da cidade, reutilizamos as embalagens de leite que iriam para o lixo", diz.

 

Consultoria de Tatiana Pongiluppi, bióloga e ornitóloga da Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil

 

Monte um na sua casa também

 

Que tal fazer um comedouro para os pássaros que passam perto da sua casa? O passo a passo do feito pela turma do Anacleto está no Blog do Diarinho. Quem mora em apartamento pode improvisar um cantinho no alto e deixar um prato de plástico para colocar pedaços de frutas. Podem ser aquelas mais maduras que sobram na fruteira. Eles adoram mamão, goiaba e banana. Compre um bebedouro de plástico para água e pendure ao lado. Se tiver uma planta por perto, melhor ainda. Mas não desanime. Pode demorar vários dias até eles descobrirem que tem rango de graça. Com o tempo, trazem os amigos. Lembre-se de trocar o alimento e a água todo dia.

 

Saiba mais

 

Nem todo pássaro pousa em comedouro para se alimentar. Alguns buscam alimento nas folhas das árvores, onde preferem comer pequenos insetos. Conheça alguns dos que vivem nas cidades e podem aparecer no self-service:

- SANHAÇU-CINZENTO - Tem corpo cinza-azulado, cauda e pontas das asas azul esverdeado. Come frutas, folhas e insetos (adora siriri). Quando disputa comida com outros pássaros, costuma fazer acrobacias.

- SABIÁ-LARANJEIRA - A plumagem é parda, tornando-se alaranjada na região da barriga. É a ave símbolo do Brasil. Seu canto lembra o som da flauta. Come mamão, laranja e abacate, além de pequenos insetos.

- SAÍRA-AMARELA - Tem plumagem amarelo-prateado, sendo que o macho tem máscara negra (a fêmea não), que vai da garganta até a barriga. Alimenta-se de frutas, cupins e vespas.

- SANHAÇU-DO-COQUEIRO - As penas são em tons de verde. Caça insetos entre as folhas e, às vezes, fica de ponta-cabeça para isso. Também come frutas.

- PERIQUITO-RICO - Esta espécie da família dos periquitos tem penas totalmente verdes. Alimenta-se de frutas, principalmente goiaba, jabuticaba e manga, além de flores e pequenos insetos.

- SAÍ-AZUL - O macho é azul e negro, com as patinhas vermelho-claro. A fêmea é verde, com a cabeça azulada e perninhas alaranjadas. Alimenta-se do néctar das plantas, frutas e insetos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;