Setecidades Titulo
O tom do Amídalas Cantantes
Bruno Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
16/04/2006 | 10:39
Compartilhar notícia


Uma vida inteira de trabalho como diretora de escola fez com que a aposentada Florianita Canhedo de Almeida, 65 anos, tenha adquiro característica que considera fundamental para o exercício de seu trabalho atual: disciplina. Ela é uma das responsáveis pelo coral Amídalas Cantantes e organiza os ensaios do grupo – formado exclusivamente por moradores de Santo André – no Sindicato dos Químicos do ABC, no bairro Casa Branca.

O coral Amídalas Cantantes foi organizado no Shopping Santo André em 1994 pelo maestro Tato Fischer, e estava programado para se desfazer no fim daquele ano. Mas os componentes do grupo quiseram permanecer unidos. Florianita era conhecida de algumas integrantes, por isso era sempre convidada a participar do coral. E sempre arrumava uma desculpa para não ir aos ensaios. Certa vez, em 1995, ela largou o preparo do jantar na metade, às 18h45, e decidiu comparecer a um dos ensaios. “Adorei. Descobri que não é preciso saber cantar, é só querer”, diz a aposentada.

Quando começa a falar sobre o grupo, Florianita faz uma advertência. “Eu quero que fique bem claro que esse coral não é meu. Ele é do maestro Tato Fischer, que é o criador e organizador do grupo. Eu só dou uma ajudinha, mais como secretária do que qualquer outra coisa”, diz Florianita. Mesmo que não dissesse nada sobre a profissão do passado, de diretora de escola, seu tom de voz revelaria que ela passou a vida ensinando pessoas. “Na verdade, quando perguntam alguma coisa para o maestro sobre o coral, ele me liga para saber dos ensaios e das apresentações”, revela, num tom mais bem humorado, em seguida.

Metódica que é, para Florianita deixar de ser apenas mais uma das componentes do grupo para se transformar na principal encarregada do Amídalas Cantantes, foi questão de pouco tempo. Hoje, ela organiza, divulga e produz os espetáculos do coral. O grupo esteve em cartaz no Teatro Municipal de Santo André com o espetáculo Retratos do Brasil no ano passado, e abriu o Festival de Inverno de Paranapiacaba de 2005. Florianita revela que o grupo está cotado para se apresentar também no festival deste ano. Além disso, o coral já se apresentou na capital e em cidades do interior, como Campos do Jordão, São Roque, Águas da Prata, Limeira, além de Blumenau (SC).

“No espetáculo, nós trocamos de roupa várias vezes, cantamos, dançamos e fazemos pequenas brincadeiras de percussão”, conta Florianita, sorrindo. Ela explica que nos ensaios são incluídas músicas de diversos ritmos regionais, de todas as regiões do Brasil. O grupo já foi exclusivo para pessoas da terceira idade, mas hoje agrega gente de outras faixas etárias. Atualmente, o Amídalas Cantantes reúne 50 integrantes.

Só o empenho da aposentada já serviria para que ela fosse destaque em qualquer grupo artístico. Mas Florianita também tem talento. Tanto que, indicada por outros integrantes do coral, ela foi convidada para fazer parte de um grupo de dança cigana. Mas neste, Florianita participa apenas dançando. A dúvida é quanto tempo levará para que comece a decidir os rumos do grupo também.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;