Economia Titulo
Embargo sobre exportações britânicas é prorrogado
Por Das Agências
27/02/2001 | 13:31
Compartilhar notícia


O comitê veterinário permanente da União Européia (UE) decidiu nesta terça-feira prolongar até o dia 9 de março o embargo decretado sobre todos os animais e produtos derivados procedentes da Grã-Bretanha, devido à descoberta de casos de febre aftosa, informou a Comissão. O impedimento inicial, decidido semana passada, expira nesta quinta-feira.

Uma eventual prorrogação do embargo depois de 9 de março será estudada durante a próxima reunião do Comitê prevista para os dias 6 e 7 do mesmo mês.

A Suíça também proibiu a importação de animais ou produtos derivados de carne britânica. Vários países como Alemanha e França anunciaram a intenção de sacrificar os ovinos importados recentemente do Reino Unido, o que representa dezenas de milhares de animais.

As importações de cordeiro aumentaram consideravelmente, sobretudo na França, na proximidade da festa religiosa muçulmana de Aid El Kebir que começa dia 5 de março.

Nesta terça-feira foram confirmados quatro novos focos de febre aftosa na Grã-Bretanha, que elevam para 16 os casos registrados desde o anúncio da descoberta dos primeiros animais enfermos, dia 20 de fevereiro passado. A última enfermidade de febre aftosa na Grã-Bretanha em 1967, levou ao sacrifício de quase meio milhão de reses.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;