D+ Titulo
Você é o que compartilha; cuidado na internet
Por Marcela Munhoz
Do Diário do Grande ABC
11/09/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Os namorados Lethicia Oliveira, 15, e Lucas Abreu, 16 anos, de São Bernardo, são viciados em tecnologia e não desgrudam do celular. O aparelho os acompanha na escola e nas refeições. "Uso o fone de ouvido direto. Tenho mais de 350 músicas", diz a menina, que gostaria de saber se pode usar o aparelho quando a aula está chata.

Segundo a consultora Ana Maria Martins, o celular deve ficar desligado. "Caso não esteja conseguindo prestar atenção, peça licença e vá ao banheiro ou tomar água. Isso deve ser feito com discrição, sem atrapalhar nem desrespeitar os demais." Nunca ignore o professor; é imperdoável.

Lucas quer saber onde deve deixar o aparelho durante o almoço ou jantar. A especialista Célia Leão explica: "Primeiro, celular não toma banho, é sujo. Então, jamais deve ficar em cima da mesa. Deixe-o no bolso ou bolsa e só use se for extremamente necessário. Para tudo tem hora certa. Ninguém precisa ficar ouvindo sua conversa."

EDUCAÇÃO VIRTUAL - Mais do que agir com gentileza no dia a dia, é preciso também seguir regras de comportamento na internet. São inúmeros os exemplos de falta de respeito na rede. Para a consultora Ligia Marques, você é o que você compartilha, então deve-se evitar postar por impulso. "Se colocar algo errado, isso sempre vai ficar no seu nome." Jamais critique ou fale mal de alguém e evite expor muito sua vida. Erros de gramática e comentários preconceituosos também ‘queimam o filme'.

Cuidado para não encher a caixa de e-mails (ou perfis do Face e Orkut) com mensagens indesejadas, como correntes. Quer falar diretamente com alguém? Use o bate-papo ou mensagens diretas. Nunca escreva em letras maíusculas; dá a impressão de que está bravo. Comece cumprimentando seu correspondente e despeça-se, como se fosse carta. Respeite a privacidade dos outros. Se vai repassar informações, peça permissão ao autor ou dê crédito.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;