Economia Titulo Preços
Inflação de janeiro é a menor desde 2007
Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
02/02/2012 | 06:29
Compartilhar notícia
Tiago Silva/DGABC


Janeiro foi um mês ameno para o bolso do consumidor. Apesar de a inflação para as famílias com renda entre um e 33 salários-mínimos, mensurada pelo IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor Semanal), atingir 0,81%, o resultado foi o menor para o mês desde 2007, quando o indicador variou 0,69%.

Em janeiro de 2011, por exemplo, as famílias tiveram acréscimo médio nos preços de 1,27%, lembrou o professor do Ibre-FGV (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas) Paulo Picchetti, que é responsável pelo IPC-S e coordenador do IPC-Brasil.

Picchetti destacou que o resultado do índice é animador. "É bastante positivo. Os meses de janeiro costumam ter a inflação maior do ano", disse. No ano passado, a inflação mensal que mais se aproximou ao resultado de janeiro, de 1,27%, foi a de abril, de 0,95%. Em 2010, 2009 e 2008, a variação média dos preços de janeiro também apresentou o maior resultado em relação ao restante do ano.

CONTRIBUIÇÕES - Dois grandes grupos de produtos e serviços tiveram maior contribuição para que a inflação de janeiro perdesse um pouco da gordura em relação aos resultados do mês nos anos anteriores. O grupo alimentação encareceu, em média, 0,47%, com desaceleração frente ao resultado do mesmo período do ano passado, de 1,36%.

O clima, fator que normalmente afeta o cultivo de frutas, verduras e legumes, desta vez proporcionou resultado oposto em duas regiões brasileiras. E isso pode ter sido um dos pilares para que a inflação dos alimentos não tivesse alta expressiva, tendo em vista que as hortaliças e legumes variaram positivamente 6,11%. "Passamos por situação contraditória no País. Enquanto no Sudeste tivemos muita chuva em janeiro, no Sul não choveu. E é difícil ver o impacto nesses tipos de itens, cuja cultura é rápida", ponderou Picchetti.

O segundo grupo com representatividade no resultado do IPC-S foi o de vestuário, que apresentou deflação de 0,35%, frente à variação de 0,12% no mesmo período do ano passado. Na avaliação de Picchetti, não há muita surpresa, pois é comum que as lojas realizem promoções após a época de fim de ano. A média dos preços das roupas caiu 0,70% no mês passado.

Todos os demais grupos que formam o IPC-S tiveram inflação. Os itens de Educação, leitura e recreação subiram 4,90%. As despesas com transportes ficaram, em média, 0,86% mais caras. Os produtos e serviços do grupo habitação tiveram acréscimo médio de 0,33%, de Saúde e cuidados pessoas alta de 0,44%, e de despesas diversas incremento de 0,46%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;