Internacional Titulo
Aliança agiu de forma responsável, diz vice-presidente dos EUA
Das Agências
16/11/2001 | 10:02
Compartilhar notícia


A Aliança do Norte, oposição armada aos talibãs, agiu de forma responsável apesar de ter se apoderado de Kabul de forma que contrariou pedidos de Washington. A declaração é do vice-presidente americano, Dick Cheney, em entrevista à BBC.

"Acreditamos que a Aliança do Norte se comportou de forma responsável nas circunstâncias extraordinárias existentes", disse Cheney.

Os EUA pediram em vão que as tropas da Aliança do Norte não invadissem a capital diante da ausência de perspectivas políticas. Temia um banho de sangue.

Cheney reiterou o desejo americano de que as diferentes facções e grupos étnicos do país estejam representados no próximo governo afegão.

Mesmo assim, o vice-presidente disse que os EUA se comprometerão com a formação do futuro governo afegão. "Trabalharemos com as Nações Unidas e outras organizações internacionais para tentar estabelecer um governo sólido, estável e duradouro".

Apesar da derrota das forças talibãs, Cheney estimou que ainda há trabalho por fazer na guerra contra o terrorismo, destacando que várias regiões do país seguem sob controle talibã.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;