Internacional Titulo
Vazamento em usina nuclear mata quatro pessoas no Japão
Por Do Diário OnLine
Com Agências
09/08/2004 | 11:39
Compartilhar notícia


Quatro operários da central nuclear japonesa de Mihama, localizada no departamento de Fukui, morreram e sete sofreram queimaduras graves nesta segunda-feira, após um vazamento de vapor não radioativo. De acordo com a direção da usina, não houve vazamento nuclear — os funcionários morreram por causa do calor.

"Quatro pessoas morreram" no acidente, declarou um porta-voz da polícia de Fukui. "Faziam parte do grupo de onze pessoas feridas. Entre elas, sete seguem hospitalizadas", acrescentou.

A central de Mihama, a segunda maior do Japão, está situada a 350 km de Tóquio. O vazamento ocorreu às 15h28 (horário local) num edifício onde funcionam as turbinas do reator número 3.

"O vapor que vazou não continha materiais radioativos. Recebemos um relatório dizendo que não há impacto de radiação no ambiente no entorno da usina", informou um porta-voz da Agência de Segurança Industrial e Nuclear.

Apesar do vazamento, os trabalhadores da central nuclear não foram evacuados.

Nagasaki- O problema na usina aconteceu no 59º aniversário do ataque nuclear contra a cidade japonesa de Nagasaki. Em 9 de agosto de 1945, os Estados Unidos lançaram a segunda bomba atômica da história — a primeira havia sido jogada em Hiroshima três dias antes.

O prefeito de Nagasaki, Itcho Ito, criticou o militarismo americano. Ele afirmou que as armas nucleares de pequeno porte desenvolvidas pelos Estados Unidos têm o mesmo potencial destrutivo que a bomba que matou dezenas de milhares de pessoas no Japão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;