Setecidades Titulo
Santo André terá 100 novos ônibus
Por William Cardoso
Do Diário do Grande ABC
31/05/2008 | 07:05
Compartilhar notícia


A Prefeitura de Santo André anunciou ontem a definição do Consórcio União como administrador do transporte coletivo da cidade e anunciou a chegada de 100 novos ônibus em até 180 dias. Outra novidade é a criação de linhas, como a que deve funcionar no Circuito Verde, interligando os parques municipais.

Segundo o secretário de Obras e Serviços, Ricardo Kondratovich, são 33 linhas de ônibus, que representam cerca de 75% do total. A licitação é válida por 15 anos, com a possibilidade de prorrogação por período igual.

O investimento inicial será de aproximadamente R$ 40 milhões. Para Kondratovich, o valor aplicado justifica o extenso período de concessão. "Pelo grau de investimento, o contrato precisa ser de longo prazo, caso contrário não haveria equilíbrio financeiro", explicou.

Com esse montante, o Consórcio União deverá colocar nas ruas 300 ônibus, sendo 100 novos carros. Além disso, entre agosto e dezembro, serão construídos 100 abrigos em toda a cidade. Em 2009, mais 360 e depois, até o último ano de contrato, outros 340.

O secretário informou ainda que os passageiros deverão contar com mais conforto no interior dos ônibus. Atualmente, os veículos circulam com a capacidade máxima de dez usuários por metro quadrado. A taxa deve cair para seios por metro quadrado. Em 2007, foram 3,9 milhões de passageiros por mês, em média, nas linhas que serão atendidas pelo Consórcio União.

A preocupação com os cidadãos portadores de deficiência física também foi levada em conta. Até 2014, toda a frota estará adaptada para pessoas com necessidades especiais.

A questão ambiental entrou em pauta no processo. A partir de maio de 2010, cerca de 50 ônibus movidos a gás serão colocados em operação. Em oito anos, toda a frota terá este combustível, menos poluente.

Todo o setor de atendimento ao usuário ficará a cargo do Consórcio União.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;