Internacional Titulo
'Vela espacial' russa nao pôde ser lançada
Por Do Diário do Grande ABC
04/02/1999 | 10:38
Compartilhar notícia


A vela espacial concebida pelos cientistas russos com o objetivo de refletir os raios solares sobre a Terra nao pôde ser lançada nesta quinta-feira a partir da nave Progress, informou a agência Interfax.

Este projeto, batizado de ``Znamia' (bandeira), entraria esta quinta-feira em sua segunda fase com a instalaçao de um protótipo de ``vela-espelho' de 25 metros de diâmetro, composta por uma fina película de alumínio.

Instalada na nave Progress, acoplada por sua vez à estaçao orbital Mir, a vela em questao iria ao espaço quando o cargueiro espacial se separasse da Mir.

Orientado pelos cosmonautas da Mir, o dispositivo começaria, algumas horas depois, a refletir os raios do Sol sobre o Cazaquistao, nas estepes da Asia Central, que, nesse momento já estará envolvido pela noite.

Cada experiência de iluminaçao deveria durar seis minutos e transmitiria para a Terra uma luminosidade equivalente entre cinco e dez vezes a da Lua.

O círculo luminoso, que abrangeria entre 5 e 8 quilômetros de diâmetro da Terra, deveria se deslocar durante 24 horas ao ritmo das revoluçoes da Progress, indicou o Centro de Control de Vôos Espaciais russos (TSOUP).

Para seu inventor, Vladimir Siromiatnikov, trata-se de um meio seguro para tornar mais fácil a vida nas regioes do extremo norte russo durante as longas noites de inverno e, ao mesmo tempo, uma importante poupança de energia. Poderá, inclusive, iluminar regioes em casos de catástrofes. Além disso, a luz fornecida dessa forma nao apresentará qualquer risco para o meio ambiente.

O modelo gigante, de 200 metros de diâmetro, está previsto para 2003-2005, com capacidade para iluminar cinco cidades.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;