Economia Titulo
Objetivo do BC é trazer inflação para 4,5% em 2009
02/08/2008 | 07:19
Compartilhar notícia


O presidente do BC (Banco Central), Henrique Meirelles, reafirmou ontem que o objetivo da autoridade monetária é trazer a inflação para o centro da meta, de 4,5%, já em 2009. Para ele, as expectativas do mercado já contam com uma desaceleração da taxa de inflação no próximo ano.
Segundo a pesquisa Focus divulgada segunda-feira, a mediana das projeções dos analistas para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) deste ano estava em 6,58%; para 2009, em 5%; para 2010 e 2011, em 4,5%; e para 2012, em 4,4%.

Meirelles destacou que os analistas apresentam suas previsões com base na expectativa de atuação de política monetária do BC. "Eles esperam que, com medidas adequadas, a inflação convirja para a meta", disse.

Na ocasião Meirelles disse que o consumo das famílias vem crescendo "de forma substantiva" e prova disso é que o comércio já acumula expansão de 10,9% das vendas neste ano até maio, com destaque para o segmento de automóveis - que no mesmo período cresceu 21,4%.

O presidente do BC voltou a dizer que a expansão do PIB (Produto Interno Bruto) vem ocorrendo com base na atividade doméstica e a taxa de desemprego vem caindo substancialmente. Para ele, o crédito também vem apresentando fortes taxas de crescimento, porque a inflação está previsível e baixa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;