Esportes Titulo Peixe
Santos recebe Botafogo para confirmar vaga à semifinal
Por
16/10/2014 | 06:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Com a vantagem de ter vencido por 3 a 2 no jogo de ida das quartas de final, o Santos pode perder até perder por 1 a 0 ou 2 a 1 do Botafogo, nesta quinta-feira, às 21h30, no estádio do Pacaembu, em São Paulo, que mesmo assim se classifica às semifinais da Copa do Brasil. O técnico Enderson Moreira fez quatro mudanças no time em relação ao da derrota contra o Criciúma, no último domingo: Mena, Alison, Gabriel e Rildo entram, respectivamente, nos lugares de Caju, Souza, Leandro Damião e Leandrinho. Robinho (suspenso pela expulsão na partida do Maracanã), Aranha (recondicionando-se física e tecnicamente) e Thiago Ribeiro (em tratamento médico) são os desfalques.

Julgado nesta quarta pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) por simular falta e ofender o árbitro paraense Dewson de Freitas no primeiro jogo das quartas de final, Robinho foi punido com um jogo de suspensão (cumpre nesta quinta) e terá condições de voltar nas semifinais se o Santos avançar na competição.

Boa parte do treino desta quarta foi destinada ao ensaio de jogadas de bola parada ofensiva e defensiva. Essa foi a única oportunidade que Enderson Moreira teve para reorientar o posicionamento dos jogadores em cobranças de escanteios e de faltas perto da área. Na derrota por 3 a 0 contra o Criciúma, a defesa falhou feio em dois gols em cobranças de escanteios.

"Sabíamos que Criciúma é forte nesse tipo de jogada e isso foi alertado, mas a equipe acabou sendo infeliz, o que foi determinante para o resultado do jogo. Não lembro de o nosso time ter tomado gol de bola parada antes. Foi anormal. A gente lamenta, mas passou. Fizemos ajustes, com treinamento de bola parada, que é de repetição. É questão de entrosamento, de detalhe, posicionamento", disse o treinador.

Além das mudanças e das cobranças, Enderson Moreira está preocupado com a queda de rendimento da equipe nos dois últimos jogos. Diante do Bahia, o gol da vitória saiu cedo e jogo parecia fácil, mas Geuvânio e Gabriel perderam chances claras para ampliar o marcador por exagerar no preciosismo e por pouco o adversário não empatou nos minutos finais, o que causou irritação dos líderes Edu Dracena e Arouca. Em Santa Catarina, foi a defesa que falhou.

Em razão do que aconteceu nos dois últimos jogos, o treinador alertou os jogadores para o perigo do "já ganhou". "A conversa que tenho com os atletas é para pedir concentração total porque em futebol tudo pode acontecer", disse Enderson Moreira. Ele lembrou que o Botafogo, que além de surpreender o Corinthians no sábado passado, em Manaus, conseguiu a classificação, que parecia impossível, contra o Ceará, nas oitavas de final da Copa do Brasil. "Foi uma classificação heroica", afirmou o treinador, referindo-se à derrota por 2 a 1 do Botafogo no Maracanã e na vitória por 4 a 3 na Arena Castelão, em Fortaleza.

"Vamos tratar o jogo como se fosse uma decisão e que se inicia de 0 a 0. Não vamos sair desorganizados em buscar do gol, mas vamos jogar vencer. Tenham certeza disso", disse o treinador. Por via das dúvidas, os santistas também ensaiaram cobranças de pênaltis.

Gabriel está de volta de volta no lugar de Leandro Damião, que começou como titular nos dois últimos jogos, dentro da programação de treinador de poupar jogadores desgastados e escalar quem se encontra em melhores condições físicas. "Agora chegou a vez de Gabriel", anunciou o técnico.

A troca de Leandrinho é para que o time tenha a saída em velocidade também pela esquerda nos contra-ataques. Mena deve atuar como lateral, mais preso à marcação, enquanto que Cicinho terá mais liberdade para ir à frente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;