Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 16 de Abril de 2024

Competências na era do conhecimento
Por Cíntia Bortotto
03/06/2019 | 07:19
Compartilhar notícia


Continuando ainda falando sobre o que faz um bom líder, selecionei as principais características que fazem um líder de sucesso nos tempos em que vivemos. Vamos lá?

1 – Criar visão

Em geral, os líderes conhecem o propósito de suas organizações, a visão das mesmas, os valores e criam estratégia para influenciar seus liderados a alcançarem. É o início da inspiração.

2 – Inspirar os outros em prol da visão

Depois da visão criada e do plano feito o líder precisará de interlocutores que o ajudem a executar esta visão, para isso, estes interlocutores também têm que acreditar na visão, para eles tem que fazer tanto sentido quanto para o líder! Muitas vezes, neste momento, o líder tem que conhecer suas pessoas para vincular os propósitos individuais com a visão maior.

3 – Comunicar claramente

Um dos grandes desafios da liderança é comunicar. Além dos pontos processuais, tem aspectos pessoais da boa comunicação. A clareza, a postura, enfim, comunicação é definitivamente uma competência da liderança.

4 – Motivar as pessoas

Mas, afinal, motivação é intrínseca ou extrínseca? Como manter a equipe motivada? Como evitar o turnover? Como manter o canal de comunicação aberto para saber quando algo não vai bem no engajamento do time?

5 – Dar feedback

O feedback, seja ele positivo ou construtivo, é chave para o desenvolvimento e motivação das pessoas. Dar feedback genuinamente é ato de comprometimento, mostra o quanto aquele gestor está comprometido com o desenvolvimento do colaborador.

6 – Utilizar os talentos de cada um

Saber usar o talento de cada componente da equipe e ajudá-los a usarem entre si seus próprios talentos são processos de grande sabedoria para um líder e o ajudam a gerir a equipe de maneira primorosa.

7 – Criar uma equipe que trabalhe coesa

Quando cada integrante da equipe conhece as fortalezas do outro e sabe aproveitá-las, em um ambiente de abertura e confiança, o time trabalha de maneira coesa.

8 – Gerenciar conflitos

A tendência de times que trabalham cada vez mais em rede para mediar e solucionar conflitos, encontrando soluções, ganha – é uma competência cada vez mais necessária nas posições de liderança.

9 – Ser o exemplo

Quando o líder fala algo, mas não faz, perde credibilidade.

10 – Reconhecer

Reconhecer e ter gratidão pelo time que entrega é um grande feito. Esta é uma das características dos grandes líderes, reconhecer o trabalho.

11 – Celebrar vitórias

Celebrar vitórias é mais do que o símbolo de reconhecimento. É símbolo de que algo foi feito que é digno de ser comemorado, compartilhado. Isso motiva, marca ciclos e as vezes cria histórias.

É claro que o exercício de liderança exige outras competências, características e ações, mas criei aqui passo a passo que se for seguido te dará de maneira muito pragmática bons frutos. São práticas simples, mas altamente eficazes!
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.