Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Economia
>
Dicas
Plano de carreira
Por Lucas Nogueira
Diretor de recrutamento da Robert Half
31/07/2018 | 07:25
Compartilhar notícia


1 – Vou me formar na faculdade no fim do ano. Devo traçar um plano para minha carreira ou a empresa que trabalho que deve me apresentar um?

Você deve traçar seus planos de acordo com seus objetivos em todos os âmbitos, inclusive no profissional. Cada profissional é responsável pela própria carreira para buscar e poder alcançar o desenvolvimento que deseja. Pense que se deixar o destino de sua carreira apenas nas mãos da empresa ou mesmo do mercado de trabalho é o mesmo que delegar o futuro da sua vida nas mãos de outras pessoas. Ter um plano de carreira não garante que todos os planos serão concretizados, mas aumenta as chances consideravelmente.


2 – Como devo fazer um plano de carreira?

O ideal é fazê-lo antes de ingressar na faculdade, mas nunca é tarde. Primeiro, trace um plano com metas para um, três e cinco anos, defina onde deseja estar nesses períodos. Depois, trace o caminho que acredita ser necessário para alcançar cada um desses objetivos e estabeleça prazos para cada ação. Isso é importante para não perder o foco. Dentro dessa etapa deve estar o que você deve fazer para alcançar esses objetivos, como: quais habilidades comportamentais deve melhorar (exemplos: resiliência, comunicação, liderança, criatividade) e quais habilidades técnicas são necessárias para chegar no patamar que deseja (exemplos: idiomas, cursos técnicos, experiência). Não basta fazer todo esse plano e esquecê-lo, ele dever ser revisto com frequência e alterado se achar necessário.


3 – Tenho ouvido com frequência as pessoas falarem de carreira com propósito, o que significa?

É poder alinhar seu trabalho com sua essência como pessoa. Hoje, as pessoas não querem mais trabalhar apenas para ganhar dinheiro e se acomodar em uma função ou empresa. Há o desejo de entender a finalidade das ações executadas e se elas vão ao encontro de seus ideais pessoais. Resumindo, é poder trabalhar com amor pelo que se faz.


4 – Quando comecei a trabalhar na minha atual empresa tinha a certeza de que queria fazer carreira lá dentro, mas sinto que meus ideais não vão mais ao encontro dos ideais da companhia. O que devo levar em consideração na busca por um novo emprego?

Trabalhar em uma empresa que te inspira é um dos principais fatores a considerar, e percebo que isso não acontece mais na sua relação com a atual empresa. Então, o que deve levar em consideração na busca por um novo trabalho é entender se o novo desafio vai ampliar sua perspectiva na carreira, se vai ter a chance de aprimorar ou desenvolver habilidades, se está alinhado ao seu plano de carreira – feito lá atrás – e se será um ambiente que te influencie positivamente.


5 – Tracei um plano de carreira logo que ingressei no mercado de trabalho, mas hoje vejo que meus objetivos mudaram. O que devo fazer?

Nenhum plano é imutável. Se sente que o inicial não faz mais sentido, comece um novo plano do zero, considerando seus novos objetivos e ideais. Nunca é tarde para mudar e se reinventar faz parte da vida de todo mundo. Não tenha medo e busque a felicidade na sua vida profissional.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.