Economia Titulo Facilidades
Crédito da linha branca da Caixa ganha mais prazo
Do Diário do Grande ABC
23/04/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A Caixa Econômica Federal anunciou ontem a ampliação de 30 para 90 dias do prazo de carência do vencimento da primeira parcela dos financiamentos voltados para aquisição de eletrodomésticos da chamada linha branca, como geladeiras, fogões e máquinas de lavar.

O vice-presidente de pessoa física da Caixa, Fábio Lenza, explicou que a ampliação desse prazo para pagamento da primeira parcela tem o objetivo de atrair aqueles consumidores que ficaram seduzidos pela redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) sobre esses produtos, mas que não têm disponibilidade de dinheiro agora para comprar e aproveitar a redução do imposto.

"Isso pode potencializar ainda mais as vendas que já estão sendo impulsionadas pela redução do imposto", afirmou Lenza. Ele destacou ainda que a ampliação da carência já está disponível por parte da Caixa a partir de hoje, mas que, para entrar em vigor efetivamente, precisa também ser adotada pelos parceiros, que são as redes lojistas de varejo que fizeram convênio com o banco público para operar essa linha. "Essa é uma linha muito desburocratizada e de simples acesso", comentou.

O crédito é solicitado pelos clientes nas lojas das redes conveniadas e, na hora da compra, um sistema automatizado faz a análise do crédito para liberação, bastando aos consumidores apresentarem documentos de identificação pessoal, renda e residência.

O valor máximo do financiamento é de R$ 10 mil com prazo de pagamento em até 24 meses. As taxas de juros são prefixadas de acordo com o mercado de cada varejista e o pagamento é realizado por meio de boleto ou débito em conta corrente. Segundo Lenza, desde a criação da linha em novembro do ano passado, a Caixa já financiou a compra de 13 mil itens com um volume de empréstimos superior a R$ 12 milhões.

A Caixa tem parcerias com poucas redes de lojas, mas, segundo Lenza, a ideia é continuar buscando a expansão das parcerias, podendo chegar a 100 redes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;