Cultura & Lazer Titulo
Mostra em São Paulo investiga o corpo
Por
02/11/2003 | 19:14
Compartilhar notícia


Começa às 20h desta segunda-feira no Paço das Artes, em São Paulo, a mostra Metacorpos, que tem como proposta fazer uma investigação artística sobre um dos temas que mais mobilizam a produção contemporânea em arte visual: o corpo. A entrada é franca.

A exposição, no entanto, não pretende mapear ou resumir a complexa e sedutora temática, mas sim apresentar um recorte que é baseado, muitas vezes, em possíveis diálogos e contraposições entre os artistas selecionados e que chame atenção para a crescente recorrência do tema na atualidade.

O enfoque não é realista, de mera representação da figura humana. Mas sim de uma reflexão poética sobre o papel do homem no mundo – obsessões, fragilidades e limites.

São dez intervenções, assinadas por artistas brasileiros e estrangeiros. Nan Goldin, Cindy Sherman, Dennis Oppenheim e Patricia Piccinini são os nomes do exterior. Do Brasil, participam Alair Gomes, Caetano Dias, Laura Lima e Janaina Tschäpe, além do Corpo de Baile da Galeria Vermelho (uma ação coletiva de artistas plásticos e dançarinos sob a orientação do coreógrafo Marcos Gallon). A andreense Sandra Cinto também marca presença: é a artista que mais consegue extrapolar a idéia de corpo como uma espécie de aprisionamento dos sentidos.

A diversidade é a tônica da mostra, por isso a necessidade de estabelecer nexos de confronto e diálogo entre duas ou mais poéticas. O mais explícito é aquele estabelecido pela curadora Daniela Bousso entre as obras de Dias e Gomes.

Ambos partem de um interesse homoerótico para chegar a obras absolutamente distintas. Ambos provocam, mas o primeiro de forma irônica, e o segundo ao promover uma sacralização do profano, na imagem um tanto provocativa e voyeurista de corpos quase nus e sensuais na praia.

Metacorpos – Exposição. No Paço das Artes – av. da Universidade, nº 1, Cidade Universitária, São Paulo. Tel.: 3814-4832. Abertura: segunda-feira, às 20h, com apresentação de dança do grupo Corpo de Baile e performances de Caetano Dias e Laura Lima. Visitação: de terça a sexta, das 11h30 às 18h30, e sábados e domingos, das 12h30 às 17h30. Entrada franca. Até 14 de dezembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;