Economia Titulo
Empresas esperam receita
maior no primeiro trimestre
Alexandre Melo
Do Diário do Grande ABC
18/12/2010 | 07:22
Compartilhar notícia


Depois de gradual perda de confiança ao longo do ano, os empresários recuperaram o otimismo e projetam aumento dos negócios no primeiro trimestre de 2011, quando a presidente eleita Dilma Rousseff estará no comando do País. Isso é o que indica pesquisa da consultoria Serasa Experian, realizada com 1.015 empresários de diversos setores entre 22 e 30 de novembro.

Fatia de 85% dos entrevistados vão rever as projeções de faturamento para cima, enquanto 15% manifestaram intenção de revisar o montante para baixo. Os empresários da região ouvidos pelo Diário sinalizam otimismo em relação ao cenário macroeconômico para 2011.

Os mais positivos são os empresários do setor de comércio (87%), seguidos pelos de serviços (86%) e indústria (77%). As pequenas empresas demonstraram maior índice de confiança (86%), as grandes um pouco menos (83%) e entre as médias, 82% acreditam no incremento dos negócios.

"O primeiro trimestre ajudará a balizar os demais períodos do ano. Se tudo correr bem, a tendência é alcançarmos crescimento nas vendas de 22%", salienta o proprietário da rede de vestuário andreense. Ele projeta encerrar o ano com crescimento de 18% em relação ao ano passado.

Segundo o levantamento da Serasa, 65% dos executivos esperam fechar 2010 com faturamento maior enquanto 13% apontou expectativa de queda.

Para o proprietário de uma loja de materiais para construção, Martin Tumkus, a inflação não pode subir para que os empregos e condição de consumo sejam mantidos. "Creio que o governo da Dilma dará continuidade à política praticada pelo Lula."

Segundo o empresário, a manutenção do IPI (Impostos sobre Produtos Industrializados) reduzido para os materiais de construção continuará dando fôlego ao setor. Sua perspectiva é que o PIB (Produto Interno Bruto) do País cresça 5% em 2011.

Na sondagem sobre a contratação, 85% vão manter o quadro de funcionários e 65% têm intenção de criar vagas e 8% preveem cortes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;