Internacional Titulo
Zonas cocaleiras da Colômbia aumentam em vinte por cento
Por Do Diário do Grande ABC
28/08/2000 | 11:11
Compartilhar notícia


A Colômbia, o maior produtor mundial de cocaína e um importante provedor de heroína, possui 122 mil hectares de coca e papoula, 20% mais que em 1998, em zonas selvagens e fronteiriças onde operam rebeldes esquerdistas e paramilitares de extrema direita.

O aumento dos cultivos ilícitos na Colômbia contrasta com a situaçao da Bolívia e do Peru, onde as plantaçoes decresceram drasticamente nos últimos cinco anos, segundo cifras das autoridades de La Paz e Lima, e do serviço oficial de informaçao dos Estados Unidos (Usis).

Na Bolívia a área plantada passou de 48 mil hectares em 1995 a menos de 21 mil este ano, enquanto a produçao do Peru caiu de 115.300 hectares em 1995 a menos de 38 mil no final de 1999.

As principais zonas cocaleiras colombianas estao no departamento selvagem de Putumayo (Sul, fronteira com Equador e Peru), onde se poderiam produzir mais de 400 toneladas de cocaína por ano, e se começará a aplicar em breve o Plano Colômbia de luta contra as drogas, planejado por Bogotá e financiado pelos Estados Unidos.

Em Putumayo atuam os rebeldes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC, marxistas) - comprometidos numa negociaçao de paz com o Governo do Presidente Andrés Pastrana - e os paramilitares de extrema direita, que travam entre si uma guerra de morte.

Há também empórios cocaleiros nos departamentos do Sudeste do país, Guaviare e Vaupés, este último na divisa com o Brasil. Os rebeldes das FARC têm forte presença em Guaviare.

A polícia anti-drogas também informa a existência de extensas plantaçoes de coca no conflitivo departamento de Norte de Santander (Nordeste, fronteira com Venezuela), onde coincidem as forças das FARC, do Exército de Libertaçao Nacional (ELN, guevarista) e o Exército Popular de Libertaçao (EPL, maoísta), bem como os paramilitares das Autodefesas Unidas da Colômbia (AUC, extrema direita).

Outros semeadouros de coca se encontram na Serra Nevada de Santa Marta, a montanha mais alta da regiao do Caribe, e nos departamentos de Antioquia, Córdoba (noroeste) - de onde os delinqüentes enviam a droga ao exterior através da zona bananeira de Urabá, fronteira com Panamá -, Cauca e Huila (Sudoeste).

Segundo o Exército, na zona desmilitarizada de 42 mil km quadrados do Sul do país - compreendida entre os departamentos de Caquetá e Meta, e palco do diálogo de paz entre o Governo e as FARC- há mais de 10 mil hectares de cultivos de coca. Os rebeldes controlam essa regiao desde novembro de 1998.

As plantaçoes de papoula se concentram principalmente em Huila, Cauca e Nariño (Sudoeste, fronteira com Equador), de acordo com as autoridades.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;