Política Titulo
Congresso volta nesta terça e tenta abrir a pauta
Por Do Diário do Grande ABC
12/09/2000 | 00:47
Compartilhar notícia


A 19 dias das eleiçoes municipais, os deputados federais voltam hoje a Brasília para analisar seis projetos de lei que têm urgência constitucional e estao trancando a pauta de votaçoes da Câmara. Desde o início de agosto, quando a campanha eleitoral intensificou-se nas cidades, os parlamentares estao em recesso branco e trabalharam apenas três semanas.

A expectativa dos líderes governistas é de que de hoje a quinta-feira cerca de 400 deputados compareçam à Câmara. Depois desta semana, os deputados só retornam a Brasília em outubro, após as eleiçoes municipais.  "Normalmente tem dado sempre quórum para votarmos os projetos", disse o líder do governo na Câmara, deputado Arnaldo Madeira (PSDB-SP). "Mas, além de temos que ver se haverá presença dos deputados, é preciso ter acordo entre os partidos para votar os projetos", argumentou o tucano.

Ele descartou, no entanto, a votaçao esta semana do projeto de lei que altera a Lei das Sociedades por Açoes - a Lei das S.As. -, beneficiando os acionistas minoritários. 

Reuniao - Nesta terça, o presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP), deverá se reunir com todos os líderes partidários para tentar chegar a um consenso sobre o contéudo dos seis projetos de lei.

O primeiro deles é o que acrescenta um dispositivo ao Código Civil fixando em seis meses o prazo que as companhias seguradoras dispoem para reaver o valor da indenizaçao, que tenham pago em razao de risco contratualmente assumido.   Outro projeto prevê a criaçao de dois mil cargos na Polícia Federal.

Uma terceira proposta regulamenta o artigo 5º, inciso LVIII, da Constituiçao, e estabelece que será identificado criminalmente o indiciado ou acusado envolvido na prática de crimes de homicídio doloso, contra o patrimônio, de receptaçao qualificada, contra a liberdade sexual ou crime de falsificaçao de documento público.

Outro projeto de lei permite a infiltraçao controlada de agentes policiais e de inteligência e a escuta ambiental. A proposta altera a Lei 9.034, de 1995, e determina que a autorizaçao para a infiltraçao será sigilosa.

Uma quinta proposta autoriza Estados a legislar sobre questoes específicas de vistoria de imóvel rural, assentamento de trabalhadores rurais e distribuiçao de terras para fins de reforma agrária.

O último dos seis projetos acrescenta à Consolidaçao das Leis Trabalhistas um artigo estabelecendo que o "Tribunal Superior do Trabalho nao conhecerá de recurso oposto contra decisao em que a matéria de fundo nao demonstre relevância federal ou ofereça transcedência em relaçao aos reflexos gerais de natureza jurídica, política, social ou econômica".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;