Memória Titulo
Grande ABC pensa a sua história e começa o 10º Congresso

Começa hoje, às 19h, na Universidade de São Caetano (USCS, antigo IMES, campus 2), o 10º Congresso de História do Grande ABC

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
03/11/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Começa hoje, às 19h, na Universidade de São Caetano (USCS, antigo IMES, campus 2), o 10º Congresso de História do Grande ABC. O congresso irá até a próxima sexta-feira. Em pauta, a história regional e seus reflexos na história brasileira. Afinal, oficialmente, são cinco séculos de história ou mais, se pensarmos na era que antecede a chegada de Cabral ao Brasil.

Cresce entre os pesquisadores a preocupação com notícias como a trilha indígena Peabirú, que interligava os Oceanos Atlântico e Pacífico cortando São Paulo e o Grande ABC. Por onde passava exatamente este caminho aqui no Grande ABC? É possível reconstituí-lo? As respostas são positivas em trabalhos publicados como o de Daniel Issa Gonçalves: "o Peabirú, uma trilha indígena cruzando São Paulo" (Cadernos de Pesquisa do LAP, Laboratório de Estudos Sobre Urbanização, Arquitetura e Preservação, USP, nº 24, março e abril de 1998).

FORMATO - O 10º Congresso de História do Grande ABC, que começa solenemente nesta noite, exigiu muitas reuniões, discussões e encontros entre os pensadores da Memória das sete cidades. O resultado é uma programação democrática que atende a todas as correntes, de acadêmicos e não acadêmicos. E tem na Fundação Pró-Memória, presidida pelo historiador Clovis Antonio Esteves, o seu sustentáculo maior.

A hora é de enaltecer o esforço do prefeito José Auricchio Júnior, que em entrevista gravada concedida a esta página Memória, em fevereiro último, admitiu não saber da história dos congressos anteriores e que não havia nenhum estudo a respeito para que São Caetano viesse a realizar a sua 10ª versão. Ouvindo nossos argumentos, Auricchio então prometeu colocar a idealização do 10º Congresso entre as prioridades da Fundação Pró-Memória, que naquele momento sequer possuía presidente.

Com a nomeação de Clovis Esteves, que não conhecíamos, iniciou-se um grande esforço para que o congresso saísse esse ano ainda. O professor José de Souza Martins, idealizador dos congressos de história do Grande ABC - cuja primeira versão foi realizada no primeiro governo do prefeito Celso Daniel, em 1990 - trouxe mais uma vez toda a sua carga de conhecimento e sabedoria em favor do certame e tudo faz acreditar que teremos belas e profícuas explanações, discussões e troca de conhecimentos.

Todos a São Caetano, pois. As inscrições e participação são gratuitas. A programação está no site da Pró-Memória: www.fpm.org.br; telefone 4223-4780. E a festa da Memória começará num espaço novo e de fácil acesso da cidade: o campus 2 da USCS fica no Centro de São Caetano, ao lado das estações rodoviária e ferroviária.

UMA FOTO - Quando São Caetano promoveu pela primeira vez um Congresso de História, em 1994, uma foto coletiva dos participantes foi feita no IMES; esperamos que a foto se repita na noite de hoje, para que mostremos às futuras gerações o esforço que também se fez em 2009 em prol da nossa história e memória.

TERÇAS FILOSÓFICAS
No mesmo horário da abertura do 10º Congresso de História do Grande ABC, o que é uma pena e demonstra falta de sincronia entre nossos órgãos públicos, a Casa da Palavra, de Santo André, traz hoje, das 19h às 21h, "A filosofia na antiguidade clássica", com Sidnei Pagotto Euzébio. Endereço: Praça do Carmo, 121; informações: 4992-7218. Entrada franca.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Sábado, 3 de novembro de 1979

MANCHETE - Para Passarinho (Jarbas, líder do governo no Senado), o País não vive mais sob regime militar.
ESPECIAL DE FINADOS - Chora-se pelos mortos e vende-se (flores, velas) para viver. Ou: Dentro, a saudade; fora, a exploração.
EDITORIAL - Vila Palmares mostra os caminhos.
PRIMEIRO PLANO (Eduardo Camargo) - Lucro dos bancos e das indústrias.
COLUNA S (Chiquinho Palmério) - A exclusiva noite das debutantes de Mauá.


1944 - Classe política de Santo André oferece jantar ao diretor de Fazenda da Prefeitura, Quirino Mota Júnior, felicitando-o pela sua nomeação como prefeito de Presidente Wenceslau, no interior do Estado.

1949 - Constituída a Companhia Cinematográfica Vera Cruz.

HOJE
Dia do Barbeiro, Cabeleireiro e Artes Afins e Dia do Guarda Florestal.

MUNICÍPIO PAULISTA
Gabriel Monteiro. A cidade nasceu em 3 de novembro de 1938, com o nome de Vila de Nova Olímpia, fundada por imigrantes japoneses. Tornou-se autônoma em 1959, ao se separar de Bilac, na região de Penápolis. Homenageia a Gabriel Monteiro da Silva (1900-1946), advogado e chefe do gabinete civil do presidente Eurico Dutra.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;