Memória Titulo Coluna
Um prêmio internacional para a Universidade do ABC

O Oscar da Inovação em Educação Superior reconhece o trabalho do professor Júlio Francisco Blumetti Facó em parceria com Persio Mandel, diretor-presidente da Akia, empresa conveniada à UFABC

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
13/02/2020 | 00:01
Compartilhar notícia


“Somente cultivando nossas memórias somos capazes de colher inovação”.

Professor Júlio Facó, em autógrafo no livro “Aqui tem Inovação”, oferecido à Memória.

No programa “Memória na TV” desta semana, a presença do professor Júlio Facó. Ele acaba de receber um prêmio internacional, em Londres, sobre inovação em educação superior.

Professor Júlio concorreu na categoria América Latina. Título do trabalho apresentado: “Jornada Clips sobre curiosidade para liderança e inovação em salas de aula”. A premiação foi em dezembro de 2019 pelo ‘Reimagine Education Award’.

Concorreram projetos de mais de 80 países, com 2.000 trabalhos que passaram por uma peneira. Pouco menos de 10% dos projetos foram indicados para aplicações e resultados de nível mundial.

A edição 2019/2020 do concurso foi organizada pelas Universidades de Wharton, nos Estados Unidos, e Imperial College de Londres, no Reino Unido, com dezenas de patrocinadores, entre os quais: Amazon, Google, Microsoft, IBM e PWC.

CARREIRA

No programa “Memória na TV”, professor Julio Facó faz uma retrospectiva da sua vida pessoal e acadêmica. Apenas nasceu em São Paulo. Morou no Jardim Hollywood, em São Bernardo. Foi criado na região, aqui estudou até formar-se. Seus pais, engenheiros, trabalharam na Volkswagen. 

Ele estudou no Liceu Monteiro Lobato (época em que lia o Diarinho), no Colégio Singular (mantendo contato com a obra “Matemática Moderna”, do professor Carlos Galante) e na Escola de Engenharia Mauá, onde se formou – possui graduação e pós-graduação (mestre e doutorado) em engenharia e gestão da inovação.

Júlio está na Universidade Federal do ABC desde a criação do campus Santo André, a princípio admitido para montar a área de administração e, desde 2010, como professor concursado.

Juntamente com o professor Pérsio Alberto Mandel, Júlio organizou o livro “Aqui tem Inovação”, pela Coleção “O que é ser cientista” (Editora UFABC).

TRECHOS

“Uma coisa é ensinar. Eu posso falar, eu posso apresentar uma série de coisas. Mas será que a pessoa está captando essa informação? Será que ela está questionando, trabalhando, evoluindo sobre aquilo” (da entrevista ao “Memória na TV”, discorrendo sobre técnicas diferenciadas para estimular o aprendizado).

“Tenha sempre em mente que nenhuma ideia deve ser descartada por ser considerada inviável ou até mesmo estúpida. Pense em formas de armazenar as ideias que lhe forem dadas, mesmo que você não as use em determinado momento. Sempre pode haver o momento certo para cada uma delas. Se a quantidade de ideias pode resultar em inovação, então todas são importantes” (do livro “Aqui tem Inovação”).

Aconteceu num 13 de fevereiro... 

13 de fevereiro de 1990. O prefeito Celso Daniel decreta intervenção na Viação Alpina. A empresa possuía 55 ônibus e transportava 50 mil pessoas por semana. Uma interventora era nomeada.

Trinta anos depois, o episódio é recordado com tristeza pelo empresariado do setor. A lembrança da chegada de surpresa dos guardas municipais, apontando suas armas. A ordem de não se mexer em nada – nem ao menos retirar os objetos pessoais das gavetas.

Uma troca de notas ásperas, contundentes, entre o secretário municipal dos Transportes e a Viação Alpina, aqui no Diário, sintetizam um momento doloroso e aquele 13 de fevereiro permanece martelando na cabeça e alma dos que testemunharam o episódio.

Hoje 

Dia Mundial do Rádio, pois em 13-2-1946 a ‘United Nations Rádio’ emitiu pela primeira vez um programa em simultâneo para um grupo de seis países. A data foi declarada em 2011 pela Unesco e celebrada pela primeira vez em 2012. 

Diário há 30 anos

Terça-feira, 13 de fevereiro de 1990 – Ano 32, edição 7301 

Manchete – Fortaleza do bicho cai em São Caetano. Polícia Militar descobre mesa apuradora de jogo do bicho que funcionava no bairro Oswaldo Cruz.

Em 13 de fevereiro de...

1920  – Anúncio: aprontam-se fantasias na oficina de costura de madame Rotondaro, à Rua Martim Francisco, 82 (sobrado).

1935  – Criada a Escola Profissional Dr. Júlio de Mesquita, atual Etec, no Distrito de Santo André, pelo ato número 132, reorganizada eem 13 de setembro do mesmo ano, pelo ato número 152.

1938 – Fundada, oficialmente, a Associação Comercial e Industrial de Santo André, a Acisa.

1960 – Odeon Clube, de São Bernardo, inaugura sede social, à Rua Padre Lustosa. Um baile é realizado, com a orquestra de Orlando Ferri e os cantores Isaura Garcia, Francisco Egidio, Peri Ribeiro e Léo Romano.

Santos do dia

- Ermelinda 

- Benigno

- Estevão de Rieti

- Martiniano




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;