Internacional Titulo
Casamento vodu é oficializado no Haiti
Por Da AFP
03/05/2003 | 16:41
Compartilhar notícia


Um casamento celebrado no último dia 15 de março em um templo vodu de Porto Príncipe foi oficializado pela primeira vez na História, anunciou esta semana o jornal Le Nouvelliste.

Em um artigo, o jornal destaca que um casamento celebrado num templo vodu registrado no Ministério de Cultos tem agora o mesmo valor de uma união cristã. Esta oficialização "é criticada por várias igrejas protestantes, padres católicos e membros de diferentes seitas", diz a publicação.

Um decreto presidencial de 4 de abril estipula que, "à espera de uma lei referente ao status jurídico do vodu, o Estado haitiano o reconhece como religião".

Proibido desde a época da colonização francesa e da escravidão, onde era considerado um invento para resistir aos colonos, o vodu, culto que combina elementos de possessão e magia com influências cristãs, luta desde a independência de 1804 contra a hostilidade das igrejas católica e protestante.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;