Setecidades Titulo Novidade
São Bernardo inaugura Parque Linear com 2,2 quilômetros de extensão

Projeto integra avenidas Kennedy e Barão de Mauá, na região da Chácara Inglesa, e oferece melhorias de mobilidade urbana e de lazer à população; obra custou R$ 3 mi

Yasmin Assagra
Do Diário do Grande ABC
24/11/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


 A Prefeitura de São Bernardo entrega hoje o Parque Linear, obra com 2,2 quilômetros de extensão que integra a Avenida Kennedy (desde o Parque Raphael Lazzuri), Praça Ibrahim de Almeida Nobre e Avenida Barão de Mauá, na região do Caminho do Mar e Chácara Inglesa.

O projeto é fruto de parceria com o Shopping Golden Square e visa interligar as vias com a oferta de serviços, como pista de caminhada, ciclofaixa, iluminação especial e paisagismo – cerca de 135 árvores foram plantadas na Praça Ibrahim de Almeida Nobre.

Superintendente do Golden Square, Carlos Galvão explicou a participação da marca no projeto. “Entendemos a necessidade do município, que vai beneficiar todos os usuários e os que passam por aqui. O shopping tem história com São Bernardo e vimos esta missão como fundamental para a nossa participação”, afirmou.

Ao todo, a obra está estimada no valor de R$ 3 milhões, sendo 80% dos recursos destinados pelo centro de compras e o restante oriundo da administração municipal.

Para o prefeito Orlando Morando (PSDB), a parceria com o shopping comprovou que a dimensão do projeto é significativa. “Viabilizar este projeto foi uma conquista desta gestão, que buscou a iniciativa privada para viabilizar uma obra que garanta lazer e melhorias neste entorno.”

Assessora de eventos e moradora do bairro há cinco anos, Pamela Braga, 35 anos, diz que gosta de realizar caminhadas pela região e que a revitalização tratá benefícios aos ciclistas e pedestres que passam pelo local. “Agora está mais sinalizado e a praça ficou ótima. Dá para passear no domingo e aproveitar os fins de semana”, observa.

Na parte da mobilidade urbana, foram realizadas obras para melhorar a fluidez no trânsito. Na rotatória da Praça Ibrahim, a administração acrescentou uma faixa de rolagem destinada aos veículos, que agora têm quatro opções para circular. A expectativa é a de que a intervenção auxilie tanto o trânsito local, principalmente, em horários de pico, como os acessos para a Via Anchieta, e caminhos alternativos para as cidades de Santo André e Diadema.

O aposentado José Carlos Ribeiro, 69, e a mulher e dona de casa, Silvia Ribeiro, 67, moram na região há 22 anos e observam as melhorias no bairro. “Sempre caminhamos por essa praça (Ibrahim de Almeida) e nitidamente ela está muito melhor. A Avenida Kennedy também é um cartão postal da cidade, merece ficar sempre bem cuidada”, considera o aposentado. A mulher observa que o trânsito na região já sentiu os reflexos da obra. “Diariamente o fluxo de veículos aqui é muito grande e agora vai desafogar”, complementa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;