Política Titulo
Candidatos apostam na 'guerra' de sertanejos
Por Gislayne Jacinto
Do Diário do Grande ABC
26/09/2004 | 15:54
Compartilhar notícia


Candidatos a prefeito do Grande ABC apostam em dois importantes cantores sertanejos do país para atrair votos dos indecisos nesta reta final da campanha. Leonardo e Daniel estarão em Santo André e Diadema para participar de comícios do prefeito João Avamileno (PT) e de José Augusto da Silva Ramos (PSDB), respectivamente. Esse último ainda não tinha contratado famosos a seus eventos.

No comício de Avamileno, que acontecerá na avenida Firestone, às 17h, ainda terá o reforço do cantor Frank Aguiar, que já esteve na cidade para outra apresentação. A expectativa é reunir 60 mil pessoas, segundo informou o coordenador de eventos da campanha, Alberto Alves de Souza.

Os comícios de Avamileno também continuam nesta segunda e vão até quinta-feira com artistas locais. Outro evento de final de campanha é a noite da pizza que acontece amanhã na Pizzaria Vero Verde. O prefeito vai se reunir com comunidades internacionais, entre elas a portuguesa.

O petista ainda fará mutirões com a militância e encerrará a campanha no sábado com caminhada na rua Oliveira Lima. Essa caminhada é conhecida como descida silenciosa, um evento tradicional do PT na cidade em todas eleições. É chamada de silenciosa porque a lei proíbe que seja usado microfone e haja distribuição de panfletos no dia que antecede o pleito.

Newton Brandão (PSDB) vai apostar no corpo-a-corpo, além de realização de comícios todos os dias. O coordenador da campanha de Brandão, Ajan Marques, disse que a partir de quarta-feira a coligação que apóia o tucano – Frente Andreense – vai colocar 57 outdoors na cidade com o resultado de pesquisas eleitorais encomendadas.

Acirrada – Em Diadema, onde a disputa está mais acirrada por conta do empate técnico entre o prefeito José de Filippi Júnior (PT), que tem 39,2% das intenções de voto e José Augusto da Silva Ramos, com 39,8%, as atividades de campanha estão cada vez mais intensas.

Neste domingo, às 20h, José Augusto realiza um showmício com o cantor Daniel, na avenida Ulysses Guimarães, enquanto Fillipi trará o cantor Fábio Júnior, na terça-feira, na Praça da Moça.

O coordenador da campanha de Filippi, o deputado estadual Mário Reali (PT), disse que entre as estratégias da reta final está a realização de mini-comícios até quinta-feira.

O candidato a vice-prefeito na chapa de José Augusto, o vereador Manoel José da Silva, o Adelson (PSB), disse que a coligação que apóia o tucano também vai realizar comício até quinta-feira. Neste domingo, haverá uma passeata com militantes na Vila Nogueira.

Solimões – Em Mauá, a disputa também está apertada e os candidatos Márcio Chaves (PT) e Leonel Damo (PV) – igualmente empatados tecnicamente – colocaram um exército de militantes nas ruas para conquistar os indecisos. Os dois intensificam as caminhadas e realizam comícios todos os dias.

“Não vamos inventar a roda, vamos aprender a usá-la, ou seja, vamos fazer corpo-a-corpo com os eleitores”, disse o marqueteiro da campanha petista, Tarcisio Tadeu Garcia. O PT nacional também contratou uma atração de peso para segunda-feira, quando a dupla sertaneja Rio Negro & Solimões, se apresentará, às 19h, na avenida Portugal.

O principal adversário do PT, Leonel Damo, disse que sua coligação não tem dinheiro para contratar famosos e utilizará artistas locais nos comícios que serão realizadas até quinta-feira.

O prefeito de São Bernardo, William Dib (PSB), que tenta a reeleição, não fará mais comícios. O coordenador da campanha, Maurício Soares, disse que nesta última semana os militantes vão vigiar as ruas para impedir a distribuição de materiais apócrifos. “Começaram a surgir panfletos anônimos com acusações ao Dib. Nossas equipes vão vigiar e se apanhar, levaremos para a delegacia”, disse.

Ele afirmou que o corpo-a-corpo e reunião com moradores e visitas a empresas vão continuar.

O adversário de Dib, Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (PT), vai apostar na força da militância petista para ir às ruas. Ele ainda terá atividades em comércio e reunião com moradores. Os comícios serão realizados até quinta-feira.

Neste domingo, Vicentinho participará de um evento na Praça Giovanne Breda, conhecida como Área Verde, no bairro Assunção. Haverá um show de hip hop. “Vamos animar a militância a pedir votos”, disse Vicentinho.

Corpo-a-corpo – O candidato a prefeito pelo PTB de São Caetano, José Auricchio Júnior, não fará comícios nesta reta final mas vai intensificar o corpo-a-corpo. “Vamos reforçar o que foi feito até agora. Vamos gastar muita sola de sapato”, disse Roberto Martins, advogado da coligação que apóia Auricchio.

O candidato Hamilton Lacerda (PT) optou por fazer caminhadas musicais duas vezes por dia, além de atividades de lazer na avenida Kennedy. Ele continuará com o ônibus-palco, que leva aos bairros artistas locais, além dos mini-comícios e panfletagem em semáforos.

Em Ribeirão Pires, os dois candidatos que aparecem na frente nas pesquisas prometem empenho na reta final e adiantam a realização dos maiores eventos que fecham a campanha e tentam ganhar a simpatia dos evangélicos. Para o pemedebista Valdírio Prisco, a grande investida foi ontem, na Praça Centra,l com o Festival 15 que contou com as já costumeiras apresentações musicais e também show de música gospel.

Integrante da coordenação do pemedebista, Marcos Prisco disse que os comícios, que seguem até quinta-feira, terão espaço importante na agenda do candidato.

Prisco vai manter as visitas às entidades e empresas. Marcos disse que as reuniões cresceram no decorrer da campanha e chegam a contar com até 120 eleitores. “Antes tínhamos muitas visitas familiares com 15 a 20 participantes. Agora, temos menos visitas, que são mais demoradas e com muito mais gente.”

Quem deve também manter a agenda cheia com visitas é Clóvis Volpi (PV) que promete acelerar na reta de chegada. “Já temos feito uma média de dez visitas por dia. Vamos continuar neste pique ou até melhorar.”

O grande comício que vai marcar, praticamente, o final da campanha acontece na terça-feira, no Clube Hípico Amarelinho, com um espetáculo gospel comandado pelo pastor André Valadão e presença do grupo Diante do Trono. “Temos 12% da população de Ribeirão evangélica. Por isso, estamos fazendo um espetáculo gospel. Espero umas 5 mil pessoas”, diz Volpi. Os demais comícios de Volpi também devem ser modestos.

Comícios – Os últimos dias até as eleições serão marcados pela intensificação do velho corpo-a-corpo em Rio Grande da Serra (leia matéria na página 5). Até mesmo o candidato Carlos Augusto César, o Cafu (PT), – único a promover grandes showmícios com artistas famosos – vai investir na tática.

Neste domingo Cafu sobe no palanque ao som do forrozeiro Frank Aguiar, em showmício na Vila Santa Tereza, às 19h. O candidato promete surpresa no dia 30, seu aniversário.

Líder das intenções de voto, o candidato Adler Kiko Teixeira (PSDB) dedicará a última semana aos trabalhos de rua: corpo-a-corpo e distribuição do plano de governo. O tucano realiza o último comício de sua campanha no dia 28, na praça Lídia Poloni às 18h. O evento será animado por grupos de dança, axé e pagode de artistas locais. Hoje de manhã Kiko faz a primeira e única carreata , com saída às 9h da avenida dos Autonomistas.

Colaboraram Evandro De Marco e Leandro Cervantes




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;