Memória Titulo
Memória, poesia, literatura...

Confira os lançamentos literários da região

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
02/04/2013 | 00:00
Compartilhar notícia


Criminário, de Cláudio Feldman (Editora Taturana, 2013). O autor andreense lança seu 48º livro. São 22 crimes em ritmo de humor negro que prendem a atenção do leitor, geralmente com finais surpreendentes. E com a linguagem cinematográfica herdada do pai Aron Feldman, cineasta.
Sem tirar a surpresa, publicamos o final de um dos contos: "Os bens dos Vianna foram destinados a associações beneficentes, que só receberam 40% (o restante foi tosquiado pelas autoridades de Aleluia dos Carneiros). Inútil fábrica de crucifixos...".
Contatos com o autor: claudiofeldman@uol.com.br

Lembranças e Lambanças. Crônicas de um professor, de Clóvis Roberto dos Santos (Páginas e Letras). O título sintetiza a obra. Para cada um dos 40 capítulos, uma citação. A crônica O Taxista Novato é genial: "Depois de respirar fundo e ter tomado um pouco d'água fornecido pelos famosos curiosos que sempre aparecem nesses momentos, respondeu ao guarda de trânsito:".
Relata José Bueno Lima no prefácio: "O ABC e as letras, em geral, não podem ficar sem a contribuição de literatos de sua envergadura".
Contatos com o autor: profclovisroberto@gmail.com

Cabeça Ativa, revista lítero temática (Ed. Costelas Felinas e Clube de Poetas do Litoral, ano V, nº 20, 2012). Excelente revista artesanal, sempre com um tema diferenciado. No presente caso, ‘Palavra'.
"A palavra se fala e se cala. O poeta diz e se solta" (Zhô Bertholini).
"Brinco com as palavras como brinco com uma criança que ainda não aprendeu a falar" (Nicolas Behr).
"Uma palavra abriu o roupão para mim. Ela deseja que eu a seja" (Manoel de Barros).
E assim por diante. São dezenas de citações e orações em torno da palavra. E a poesia escrita preserva a forma impressa, cuja virtude maior e a perenidade.
Contatos: www.movimentoativista.blogspot.com

100 Anos de Jorge Amado (homenagens de escritores brasileiros, Edições Criar. 2012). Organização: Iracema M. Regis. Vários autores, do Grande ABC e outras paragens, falam do grande escritor brasileiro.
Valdecírio Teles Veras destaca Os Subterrâneos da Liberdade (trilogia), explicando que é o seu trabalho mais identificado com o Grande ABC.
"(...) Jorge Amado fala de Santo André, não propriamente da cidade, mas do operário de Santo André", lembra Teles.
O saudoso sindicalista Philadelpho Braz chegou a contar quantas vezes o nome Santo André aparece nesta trilogia. A iniciativa do livro é do Espaço Cultural Criar, de Mauá. Outros nomes serão devidamente homenageados.
Contatos: espaçoculturalcriar@hotmail.com

Mauá. Entendendo o passado, trabalhando o presente e construindo o futuro, de William Puntschart (Noovha América Editora, 2012). Panorama ufanista da cidade de Mauá, com pinceladas da sua história, ilustrada, e uma tentativa de mostrar as origens das atuais dívidas da Municipalidade.
"Entre os primeiros habitantes da atual área do Grande ABC, podemos apontar os guaianazes, que após serem expulsos pelos índios tupiniquins estabeleceram-se em aldeamento jesuítico na região do atual bairro homônimo na Capital", escreve o autor.
Contatos: www.noovhaamerica.com.br

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sábado, 2 de abril de 1983 - nº 5175
Primeira Página - Comunidade católica reverencia a Paixão; dia da mentira faz vítima em Santo André; metalúrgicos mantêm negociação suspensa; vôlei da Pirelli quer o título na Argentina.
Religiosidade - Igreja Metodista de Santo André, à Rua das Figueiras, apresenta o seu coral de 40 vozes.

EM 2 DE ABRIL DE...
1943 - Começam a sair das linhas de montagem da Companhia Aeronáutica Paulista, em Utinga, Santo André, os aviões Paulistinha, de grande sucesso na época.
1958 - Surge a banda do Tiro de Guerra de São Bernardo.
1973 - Estreia o programa O Pulo do Gato, pela Rádio Bandeirantes, com apresentação de Gióia Júnior, que foi colunista do Diário. O primeiro apresentador logo seria substituído pelo atual, José Paulo de Andrade.

FLORES EM SANTO ANDRÉ
Em festa, pela passagem de mais um aniversário, a cidade promove o 40º Festival de Flores, com exposição de orquídeas, ikebanas e bromélias. Abertura solene será dia 4, às 20h, no ginásio de esportes do Parque Prefeito Celso Daniel. Endereço: Avenida Dom Pedro II, 940.

MUNICÍPIOS PAULISTAS
Hoje é o aniversário de Alumínio, Capão Bonito, Cotia, Pacaembu, Pongai, Suzano e Vinhedo.

HOJE 
Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil.

SANTOS DO DIA 
Francisco de Paula, Leopoldo de Gaiche e Maria do Egito.
Fonte - Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2013.

* Ademir Medici é jornalista e autor de livros sobre a memória do Grande ABC

FALECIMENTOS

SANTO ANDRÉ
Laudelina Marcello Rizzi, 92. Natural de Bocaiuva (SP). Dia 31. Cemitério Cristo Redentor, Vila Pires.
Olga Toteiro de Morais, 84. Natural de Penápolis (SP). Ontem. Cemitério da Saudade, Vila Assunção.

(Cemitério do Curuça)
Amélia Jacob teixeira, 93. Natural de Bom Jesus de Itabapoana (RJ). Dia 30.
Rozendo de Souza, 86. Natural de Sentofé (BA). Ontem. 
Catharina Graneiro Pereira, 80. Natural de Lins (SP). Dia 31.
Luiz Delfante, 79. Natural de Piracicaba (SP). Dia 30. 

SÃO BERNARDO
Therezinha Florêncio de Sousa, 84. Natural de Campanha (MG). Dia 31, em Santo André. Cemitério de Vila Euclides.
Mario José Slonzone, 81. Natural de Birigui (SP). Dia 30, em Santo André. Jardim da Colina.
Luiz Horvath, 72. Natural de São Paulo (SP). Ontem. Jardim da Colina.

SÃO CAETANO
Bonislau Kogempa, 77. Natural de Joaquim Távora (PR). Dia 31, em Santo. André. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.
Geraldo Pereira, 75. Natural de Quatá (SP). Dia 31, em Santo André. Cemitério das Lágrimas.

MAUÁ
Elaine Teixeira de Lima Santos, 38. Natural de Mauá. Dia 31. Cemitério Santa Lídia.

EUGENIO BOIN
(Rio Claro, SP, 27-1-1913 - São Bernardo 29-3-2013)

Em 2011 esta página Memória dedicou uma semana ao mais antigo morador da Vila Baeta, em São Bernardo, Eugênio Boin, com direito a caricatura do nosso homenageado feita pelo artista plástico Fernandes, do Diário.
Além de patriarca de Vila Baeta, Sr. Eugênio residia no bairro desde criança, quando seus pais vieram do Interior, da fazenda do Dr. Luiz Baeta Neves, para urbanizar o bairro.

Na Semana Eugênio Boin, recheada de fotos, aprendemos muito, detalhes saborosos não só da Vila Baeta, mas de São Bernardo, nos vários aspectos: social, esportivo, profissional. Sr. Eugênio partiu aos 100 anos, deixando os filhos Domingos (74 anos), Alice (72) e Tarcisio (56). Está sepultado no Cemitério de Vila Euclides.

Serviços Funerários: Santo André - 4433-3544; São Bernardo - 4330-4527; Diadema - 4056-1045; Mauá - 4514-7399; Ribeirão Pires - 4828-1436; Rio Grande da Serra - 4820-4353.
Para anunciar um falecimento, ligue para 4435-8000. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;